Voltar à visão geral do blog

Negócio 30/06/2022

Como Montar Uma Lista de Fornecedores Ideal?

Como Montar Uma Lista de Fornecedores Ideal?

Montar uma lista de fornecedores confiáveis é um dos passos iniciais mais importantes para um negócio, mas também um dos mais desafiadores. Afinal, o comprometimento deles influencia diretamente na execução do seu trabalho e na satisfação do cliente final.


Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes na hora de definir as suas opções de fabricantes. Continue lendo!


5 passos para estruturar a sua lista de fornecedores 


Antes de mais nada, vale ressaltar que, na hora de definir a sua lista de fornecedores, é necessário avaliar não apenas o custo, como também a qualidade dos materiais, a pontualidade, a seriedade e o compromisso com as entregas.


Para fazer isso, considere os passos a seguir:


1. Faça uma pesquisa de mercado


Para montar uma boa lista de fornecedores, é importante que você comece por uma pesquisa de mercado abrangente pelo seu setor. 


Visite os seus concorrentes ou estabelecimentos que oferecem os mesmos produtos e serviços que você e veja quem são os fabricantes e distribuidores dos materiais expostos ali. Colete informações na internet, assim como nas embalagens dos itens.


2. Organize os dados dos seus fornecedores


Depois que tiver feito esse levantamento, organize as principais informações dos fornecedores dentro de uma planilha ou outra plataforma de gestão. 


Você deve ter à sua disposição os dados de identificação (nome da empresa, CNPJ, nome do ponto de contato, endereço, telefone e e-mail) e os operacionais (condições de pagamento, prazos de entrega e cobrança, política de descontos, entre outros).  


3. Registre o histórico de negociações


Além dessas informações, você também deve manter um histórico das transações realizadas com cada um dos fornecedores que constam na lista. Ele deve conter, basicamente, uma descrição da compra, o número do pedido, a data da solicitação e da entrega, como o pagamento foi feito e se houve pedido de troca ou devolução.  


Com essas informações em mãos, você consegue ter uma ideia de qual deles tem o melhor custo-benefício e qualidade até então.


4. Seja estratégico na hora das compras


Outro ponto importante para sua gestão é manter, além dessa relação de fornecedores, uma listagem de compras frequentes para o seu negócio. Nela, devem estar especificados os produtos mais adquiridos, qual é a periodicidade de compra, a quantidade e as características técnicas. 


Fazendo um paralelo entre esses dois catálogos, as suas compras serão mais estratégicas.


5. Mantenha um bom relacionamento


Por fim, busque manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Para isso, é importante escolher uma boa empresa, que seja especializada, faça um bom atendimento e seja segura, para evitar dores de cabeça.


Para isso, não só o fornecedor precisa ter um bom atendimento, mas a sua empresa também. Afinal, um bom relacionamento precisa que ambas as partes estejam alinhadas.


Estruturar uma lista de fornecedores de confiança e segura é só um dos pilares para fazer uma boa gestão de negócio. Mas existem muitos outros. 


Veja, neste outro artigo, os segredos para administrar um restaurante.