Voltar à visão geral do blog

Negócio 11/11/2022

Desperdício — Como Evitar No Seu Estabelecimento Alimentício?

Desperdício — Como Evitar No Seu Estabelecimento Alimentício?

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019 mostrou que 39% do desperdício de alimentos é gerado por comércios ou estabelecimentos que oferecem Food Service. 


Além de todos os impactos sociais que isso tem, especialmente no que se refere à fome e ao acesso à alimentação básica, esses excessos também refletem diretamente na saúde financeira desses negócios. 


Uma hora ou outra esses gastos desnecessários serão repassados aos clientes no preço final dos produtos comercializados. Por isso, vale a pena entender como evitar esse problema. 


Quais são as principais causas de desperdício de alimentos no setor de Food Service? 


Para entender como acabar com uma problemática, é preciso, primeiro, saber quais são as suas motivações. Nos estabelecimentos de Food Service, muito do desperdício de alimentos é causado por:


  • falta de noção de quanto se gasta no preparo de pratos do cardápio;

  • compras de insumos em excesso;

  • desorganização do estoque;

  • erro no manuseio dos alimentos;

  • falta de aproveitamento das matérias primas.


A fim de resolver essas dificuldades, existem algumas ações que podem ser tornadas em hábitos na sua rotina produtiva.


Como evitar desperdício de alimento no seu restaurante? 


As principais dicas para evitar o desperdício de alimentos estão relacionadas à organização e à correta administração do negócio. Entenda a seguir:


1. Estabeleça processos bem definidos


Todos os seus colaboradores sabem como é preparado cada prato servido no seu restaurante? Faça o registro de como eles devem ser feitos, indicando quantos ingredientes são utilizados em cada porção e qual é o rendimento. 


2. Tenha previsibilidade de produção


Depois de algum tempo de funcionamento, você vai conseguir dados históricos suficientes sobre os pratos mais vendidos. Dessa maneira, você conseguirá se preparar para produzir somente o necessário, sem sobras desnecessárias.


3. Realize compras na medida certa


Tendo essa previsibilidade, você também vai conseguir estabelecer uma rotina de compra e quantidade de insumos, sem exagerar. Isso é fundamental para manter o seu estoque organizado e garantir que você vai utilizar tudo antes do prazo de validade. 


4. Organize o seu estoque


Falando em estoque, para evitar o desperdício de alimentos, é fundamental que você tenha pleno controle do seu, entendendo o que tem disponível, quais são os prazos de validade e em quanto tempo devem ser utilizados. 


Se você gostou dessas dicas, veja também outras sugestões para evitar desperdício na sua cozinha industrial.