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Negócio 11/11/2020

3 Métodos de Controle de Estoque para Aplicar em Seu Hotel

métodos de controle de estoque

Com toda certeza, o estoque de um hotel é um dos principais desafios para quem administra a gestão do estabelecimento. Diferentemente do que muitos pensam, os métodos de controle de estoque vão além da compra de caixas, embalagens e reposição, por exemplo. 


Quando falamos da área, estamos, sobretudo, falando de dinheiro. Uma gestão ineficiente pode gerar inúmeros problemas e é sobre eles que mencionaremos abaixo.


Quais são os principais problemas no estoque de uma gestão incorreta?


A falta de um gerenciamento adequado pode gerar vários problemas diferentes para o hotel, entre eles:


  • prejuízos financeiros;

  • a possibilidade de roubo e furto de itens;

  • insatisfação dos clientes e funcionários pela falta de produtos;

  • perda de caixa com o excesso de materiais. 


Deixar faltar ou comprar em excesso não é bom. O ideal é que exista um meio termo e que tudo ali comprado seja consumido na validade correta, sem causar danos de perda ou sobra. 


3 métodos de controle de estoque para aplicar


Para que situações como as listadas anteriormente não aconteçam em seu estabelecimento, primeiro será necessário definir quem ficará responsável pela governança do espaço e, consequentemente, para fazer uma gerência de sucesso. Coloque um profissional de sua confiança. 

Depois, tente aplicar os seguintes métodos de controle de estoque:


1. Faça um inventário semanalmente


Um inventário é um documento que mostrará quais são os produtos e suas respectivas quantidades ali presentes em estoque. Se no começo da semana o inventário apontava que existiam dois litros de café, por exemplo, e agora existe só um litro, significa que metade foi usado ao longo dos dias. 


Esse método é extremamente eficaz para entender o quanto se gasta, o que está sendo utilizado com maior frequência e se a quantidade comprada é realmente suficiente para abastecer o hotel. 


Fazê-lo semanalmente garantirá uma maior segurança, mas, se preferir, você pode fazer ao fim de cada mês ou a cada quinzena. 


2. Guarde cada material por categoria


O que é para a limpeza deve estar no seu respectivo setor, assim como o que vai para os quartos dos hóspedes deve ser identificado. 


Um dos métodos de controle de estoque é organizar cada material separadamente e por área. Por exemplo, nomeie cada uma dos setores do seu hotel, como cozinha, recepção, etc, e cole as divisões no estoque. 


Em cada parte terá exatamente os suprimentos necessários para desempenhar as funções. Dessa forma, uma área não pega o que é da outra e tudo fica mais organizado.


Outra dica é colar etiquetas vermelhas em produtos que tenham a validade próxima. Usar materiais vencidos pode ser um grande problema para você, por isso, atente-se. 


3. Compare cada ano


Todo fim ou começo de ano é uma boa época para analisar o que deu certo e o que deu errado na sua gestão. Por isso, compare anualmente os gastos com o estoque. 


Você pode achar algum tipo de erro, economia ou oportunidade fazendo essa análise. Afinal, um ano é diferente do outro, mas você deve saber, mais ou menos, o que é necessário ou não ter. 


Gostou das dicas? Outras como essa você encontra no blog da Supergasbras. Continue acompanhando!