Voltar à visão geral do blog

Negócio 08/06/2022

Equipamentos Para Cervejaria Artesanal — Veja Os Utensílios Indispensáveis

Equipamentos Para Cervejaria Artesanal — Veja Os Utensílios Indispensáveis

Quem não adora beber uma cerveja artesanal, não é mesmo? Nos últimos anos, essa bebida tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros e, para quem deseja produzir a sua, existem alguns equipamentos para cervejaria artesanal que são necessários.


Continue a leitura e saiba quais itens não podem faltar!


Quais equipamentos para cervejaria artesanal vou precisar?


Nesta lista você irá encontrar quais os equipamentos para cervejaria artesanal que precisa para começar. 


Panelas e caldeirões


Você vai precisar de três panelas: uma para a brassagem (espécie de fermentação que ativa as enzimas contidas no malte através do cozimento dos grãos), outra para a fervura e outra para a lavagem dos grãos.


Os tamanhos podem variar e tudo depende do volume que você deseja produzir. Por exemplo, para a produção de 20 litros de cerveja, o ideal é contar com caldeirões maiores, como os de 32 litros.


Moedor de grãos


É preciso esmagar os grãos após a brassagem e, para isso, é importante possuir um moedor de grãos.


Filtro, termômetro e balança


O filtro será fundamental para coar o mosto, como é chamado o líquido que é extraído do processo de esmagamento dos ingredientes da cerveja. Já a balança é imprescindível para saber quanto malte e lúpulo (planta utilizada para conferir amargor e aroma à cerveja) serão adicionados à bebida.


O termômetro precisa ser adquirido, pois ele é responsável por medir a temperatura do cozimento.


Fermentador


É um recipiente em formato cilíndrico que pode ser usado nos processos de fermentação e maturação. 


Fogareiros de alta pressão


Independentemente do volume de cerveja que você está produzindo, é preciso contar com fogareiros de alta pressão. É indicado, nesses casos, a utilização de um gás que garanta mais força e calor na chama, como o gás GLP


Entre as vantagens de usar o gás GLP para cozinhar, está o maior controle sobre a temperatura e um melhor rendimento durante o processo de brassagem.


Resfriador rápido (chiller)


Para deixar esfriar os líquidos após a fervura e dar continuidade ao processo, é preciso investir em um chiller (um aparelho de resfriamento em formato de tubo ou placas que é imerso no mosto quente).


Garrafas


As garrafas podem ser do tamanho que você achar ideal e é muito importante estar atento à higienização delas para evitar que a cerveja estrague devido a contaminação com outras substâncias que possam estar acumuladas no recipiente. 


Vale lembrar que, além desses equipamentos para cervejaria artesanal básicos, existem outros que podem ser comprados para melhorar e profissionalizar sua produção como: 

  • airlock;

  • tubo enchedor;

  • densímetro e proveta;

  • cravador de tampinhas.


Se o seu objetivo é tornar seu projeto de cervejaria artesanal em uma empresa de sucesso, leia também estas dicas de como iniciar bem seu negócio e ter lucro!