Voltar à visão geral do blog

Negócio 08/02/2024

O Que Significa Gás a Granel

O que significa granel - Supergasbras

Com certeza você já usou um botijão de gás. Mas você sabia que essa não é a única forma desse material ser distribuído? Também há a possibilidade de armazenamento em cilindros, que têm diversas vantagens para inúmeros setores.

 

Você sabe o que significa granel quando se trata do abastecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)? Essa é uma das principais modalidades de distribuição e, inclusive, traz inúmeros benefícios para indústrias que optam por esse tipo de sistema.


Continue lendo para entender melhor o que é, como funciona e alguns benefícios desse modelo!


O que significa granel no caso do gás?


Em primeiro lugar, é importante saber o que significa granel. Em geral, essa nomenclatura é usada para transporte de grãos e cereais em grandes quantidades, em cargas que não são exatamente separadas e divididas pelo tamanho.


Esse conceito foi adotado pelo abastecimento de gás, então, para denominar uma modalidade de distribuição que permite o envio de combustíveis, também, em enormes quantidades. 

 

O gás a granel é uma forma de distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) — que mais comumente é disponibilizado em botijões. No compartilhamento a granel, o gás é armazenado em grandes quantidades em containers e cilindros. 


Ainda, o GLP a granel é aquele que é abastecido diretamente em uma central de gás instalada em um estabelecimento da pessoa que contratou o serviço de combustível. Assim, não é preciso fazer trocas de botijões periódicas, pois ele é distribuído de forma ininterrupta. A empresa fornecedora de gás faz o abastecimento diretamente na central instalada no cliente de tempos em tempos a fim de garantir estoque contínuo de gás.  

 

5 benefícios do gás a granel


Depois de entender o que significa granel no caso do abastecimento de gás, você deve ter percebido que esse tipo de sistema tem o potencial de ser bastante vantajoso, não é mesmo?


De fato, existem muitos benefícios do GLP a granel. Entre eles, é interessante destacar:


  • disponibilidade: como mencionado anteriormente, a distribuição ocorre de forma contínua, de modo que o gás está sempre disponível. Assim, não é preciso interromper nenhum processo para esperar a troca de vasilhame;

  • eficiência energética: esse é um ponto diretamente relacionado à constância na disponibilidade, já que não sofrer com a falta de gás aumenta a capacidade de produção e de eficiência de energia — afinal, não há risco de corte no meio de um procedimento e a necessidade de esperar esquentar novamente;

  • economia: um sistema de abastecimento contínuo também conta com o benefício de Gestão online do estoque de gás, que ajuda no monitoramento do consumo de energia. Isso vai te ajudar a controlar os gastos e entender como economizar mais.

  • praticidade: O gás a granel é um produto de fácil armazenamento, que traz mais conforto e praticidade aos usuários. Ele também é mais seguro e permite que não haja dependência de energias externas, tendo a possibilidade de ter uma reserva própria de energia e não correndo o risco da deterioração durante o tempo de armazenamento. É facilmente transportável, sem precisar de gasodutos ou redes de distribuição, o que possibilita sua ampla disposição para diversas regiões. Com relação ao gás a granel oferecido pela Supergasbras, é utilizado um tanque P190 ou tanques maiores que ficam no local sob concessão e que são abastecidos regularmente, tendo assistência técnica 24h para eventuais problemas. Também conta com fornecimento contínuo, com recipientes próprios e exclusivos.

  • sustentabilidade: O GLP é de baixa emissão de CO2, tem uma queima limpa e não contamina o solo e nem a água. Além disso, aumenta a vida útil dos equipamentos e é possível adquirir o gás apenas na quantidade ideal que deseja consumir, o que evita desperdício de uso e também de custo. 

 

Segmentos que utilizam o gás a granel

 

O uso eficiente do gás a granel representa uma solução altamente recomendada em cenários de elevado consumo, onde a manutenção ou entrega de botijões torna-se impraticável. Esta modalidade destaca-se em diversos setores, sendo especialmente indicada para:

  • Comércios: Estabelecimentos comerciais se beneficiam amplamente do gás a granel, incorporando-o em variadas formas, principalmente em equipamentos de cozinha de alta performance, como fogões, chapas e fornos.

  • Indústrias: No ambiente industrial, o consumo expressivo de gás a granel é essencial para procedimentos cruciais, como esterilização, higienização, corte térmico, secagem, queima de resíduos, aquecimento de fluidos, fornos e processos de fundição. Setores como cerâmica e vidraria também se beneficiam dessa fonte eficiente de energia.

  • Condomínios: A instalação de centrais de fornecimento de GLP a granel em condomínios é uma prática frequente, promovendo não apenas eficiência, mas também justiça na divisão de custos. Empresas como a Supergasbras oferecem sistemas de medição individualizados, possibilitando um rateio equitativo das despesas com gás.

  • AgronegócioO setor agrícola utiliza o gás a granel em uma variedade de operações, incluindo a secagem e esterilização de grãos, aquecimento de ambientes na avicultura, climatização de espaços (estufas), e o suporte energético para empilhadeiras, entre outras aplicações.

Onde o gás a granel é mais vantajoso?

Um dos principais benefícios do gás a granel é a sua versatilidade. Abaixo, listamos mais lugares onde o gás a granel é utilizado.

  • residências, para ligar pequenos aparelhos domésticos ou no aquecimento de água em condomínios;

  • hotéis;

  • restaurantes, padarias, pizzarias etc;

  • diversos tipos de indústrias de variados segmentos;

  • estabelecimentos que precisam de aquecimento de água, cocção de alimentos, condicionadores de ar, geradores de energia, entre outros;

  • cozinhas profissionais;

  • hospitais;

  • serviços de tinturaria e lavanderia;

  • entre outros.

Além de compreender o significado do termo gás a granel no contexto do fornecimento de GLP, é essencial destacar as inúmeras vantagens desse sistema para negócios. Você viu como esse é um sistema bastante vantajoso para estabelecimentos que precisam da distribuição constante? Então, conheça mais sobre o gás a granel para negócios Supergasbras!