Voltar à visão geral do blog

Negócio 16/08/2021

GLP — O Que Significa Gás a Granel

o que significa granel

Você sabe o que significa granel quando se trata do abastecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)? Essa é uma das principais modalidades de distribuição e, inclusive, traz inúmeros benefícios para indústrias que optam por esse tipo de sistema.


Continue lendo para entender melhor o que é, como funciona e alguns benefícios desse modelo!


O que significa granel no caso do gás?


Em primeiro lugar, é importante saber o que significa granel. Em geral, essa nomenclatura é usada para transporte de grãos e cereais em grandes quantidades, em cargas que não são exatamente separadas e divididas pelo tamanho.


Esse conceito foi adotado pelo abastecimento de gás, então, para denominar uma modalidade de distribuição que permite o envio de combustíveis, também, em enormes quantidades. 


Ainda, o GLP a granel é aquele que é abastecido diretamente em uma central de gás instalada em um estabelecimento da pessoa que contratou o serviço de combustível. Assim, não é preciso fazer trocas de botijões periódicas, pois ele é distribuído de forma ininterrupta.


Quais as vantagens do gás a granel?


Depois de entender o que significa granel no caso do abastecimento de gás, você deve ter percebido que esse tipo de sistema tem o potencial de ser bastante vantajoso, não é mesmo?


De fato, existem muitos benefícios do GLP a granel. Entre eles, é interessante destacar:


  • disponibilidade: como mencionado anteriormente, a distribuição ocorre de forma contínua, de modo que o gás está sempre disponível. Assim, não é preciso interromper nenhum processo para esperar a troca de vasilhame;

  • eficiência energética: esse é um ponto diretamente relacionado à constância na disponibilidade, já que não sofrer com a falta de gás aumenta a capacidade de produção e de eficiência de energia — afinal, não há risco de corte no meio de um procedimento e a necessidade de esperar esquentar novamente;

  • economia: um sistema de abastecimento contínuo também conta com o benefício de telemetria, que ajuda no monitoramento do consumo de energia. Isso vai te ajudar a controlar os gastos e entender como economizar mais.



Além de saber o que significa granel quando se trata do abastecimento de gás, você viu como esse é um sistema bastante vantajoso para estabelecimentos que precisam da distribuição constante? Então, conheça mais sobre o sistema da Supergasbras para Indústrias
!