Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Casa 30/03/2023

3 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimentos

Como reaproveitar alimentos do dia a dia

A busca por uma alimentação saudável está cada vez mais presente em nossas vidas, mas por desconhecimento do público, a parte mais nutritiva - cascas, caules e sementes - dos alimentos estão sendo descartadas aos montes. Essas partes também contêm vitaminas, fibras, sais minerais e clorofila, fontes ricas que, certamente, podemos utilizar em nosso dia a dia.


Isso sem contar que, com o reaproveitamento de alimentos, você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal e claro, ainda ajudar o planeta. Leia o artigo e saiba o que você pode fazer para contribuir com essa causa. 


Dica n° 1: Farofa:


Que tal utilizar aquele pão que ficou duro, mas que ainda está bom, para fazer uma farofinha? Bata-o no liquidificador e transforme ele em uma deliciosa farinha de rosca, que - digamos de passagem - pode servir para muitos propósitos como, por exemplo, fazer frango empanado e outras receitinhas. 


Assim como o pão, a carne e os ovos também podem ser reaproveitados. Quando misturados com farinha de mandioca, tem capacidade para se transformar em uma farofa deliciosa para se comer no almoço da semana.


E para finalizar, ao contrário do que muitos pensam, as sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis durante o dia.


Dica n° 2: Molhos e geleias:


Sabe aquelas pontas de tomate que você tira e joga fora? Se você decidir bater elas com um pouquinho de água e extrato de tomate, pode obter um molho delicioso. Basta higienizá-lo bem antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador.


Vai uma geleia por aí? Para isso, não jogue fora as cascas do melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana ou laranja que sobram em sua casa. Para transformá-las em geléia, basta lavar e cortar em pedaços as cascas da fruta e cozinhá-las com água suficiente. Depois coar tudo em um pano e, para cada copo de suco obtido, acrescentar um copo de açúcar. Levar novamente ao fogo para ferver até chegar ao ponto desejado e voilá.


Dica n° 3: Compostagem:


Outra coisa que você pode fazer com os restos de comida como as cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos é a compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.


O procedimento evita a poluição e o resultado dessa prática resulta em um fertilizante de solo econômico e livre de agrotóxicos. Dessa forma, com a transformação dos alimentos em adubo natural, é possível evitar a poluição, afinal, esses alimentos que iriam parar em aterros sanitários e na rede de esgoto acabariam se transformando em chorume, que, ao serem expostos ao ar livre, iriam emitir gás metano e contaminariam nossos lençóis freáticos. Todo cuidado é pouco e todo reaproveitamento que nós pudermos fazer com nossos alimentos, ajuda não só a nós mesmos como também ao planeta. 



Gostou dessa matéria? Gostaria de receber mais dicas como essa? Então acompanhe a Supergasbras nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e fique ligado em nosso blog para ficar sempre por dentro de todas as dicas desse universo. 


Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.