Voltar à visão geral do blog

Casa 12/12/2023

8 dicas para você economizar gás em casa

8 dicas para você economizar gás em casa

Recentemente, lançamos nos perfis do Instagram e do TikTok da Supergasbras, uma série de conteúdo que dava dicas de como é possível economizar gás em casa


Enquanto ensinavam receitas práticas e deliciosas, os criadores de conteúdo convidados para participarem da série, informavam a quem estava assistindo algumas maneiras inteligentes de agilizar o cozimento dos alimentos e evitar o desperdício de gás de cozinha.


Para que você também descubra quais foram as dicas dadas por esses criadores de conteúdo, reunimos todas elas neste artigo. Continue a leitura do texto e saiba mais


1. Nada de abrir o forno de 5 em 5 segundos!

Cada vez que o forno é aberto, o calor se dissipa e é necessário mais gás para ele chegar na temperatura desejada novamente. Para evitar abrir o forno com frequência, marque o tempo da sua receita com cronômetro e utilize a luz do próprio eletrodoméstico. 


2. Tire a sua panela de pressão do armário

A panela de pressão, apesar de requerer cuidados, permite que os alimentos sejam cozidos mais rapidamente, evitando um gasto significativo de gás. Para garantir a segurança, dê preferência para as panelas de pressão com selo do Inmetro e que estejam em bom estado de higiene e sem danos aparentes. 


3. Vai cozinhar? Feche a janela da cozinha antes!

Correntes de ar ou passagens de vento aumentam as chances de dissipar o fogo, diminuindo a sua potência. Com a potência diminuída, os alimentos demoram mais tempo para ficarem cozidos e mais gás é consumido. 


4. Quanto menor o pedaço, melhor!

Quanto menor o pedaço do alimento, maior a sua superfície de contato com o calor e menor o seu tempo de cozimento. 


5. Toda panela tem sua tampa!

Cada vez que a panela é destampada, o calor se dissipa, aumentando o tempo de cozimento dos alimentos e, consequentemente, o consumo de gás. 


6. Cada boca de fogão pede um tamanho de panela específico

Assim como toda tampa tem sua panela, toda panela tem uma boca de fogão apropriada. Por exemplo, colocar uma panela pequena em uma boca de fogão grande pode desperdiçar gás, enquanto que, colocar uma panela grande em uma boca de fogão pequena pode prolongar o tempo de cozimento, consumindo mais gás do que o necessário. 


7. Dois cozimentos em um!

Cozinhe alguns alimentos aproveitando o vapor gerado de algum outro cozimento. Ficou confuso? A gente te explica! Ao cozinhar um macarrão ou um arroz, adicione um escorredor de metal em cima da panela e aproveite o vapor desse cozimento para cozinhar legumes, por exemplo. 


8. Economize no gás, não na segurança! 

Sempre confira a validade da mangueira e do registro de gás, observe as roscas do seu botijão de gás e, caso sinta cheiro de gás, use uma bucha com sabão nesses locais para verificar a presença de bolhas. Em caso afirmativo, adote todas as medidas de segurança possíveis, assim você estará evitando desperdício de gás e possíveis acidentes. 


Gostou das dicas? Que tal começar a praticá-las ainda hoje? 😉