Voltar à visão geral do blog

Casa 02/01/2024

Como reaproveitar a comida depois das festas de fim de ano?

Como reaproveitar a comida depois das festas de fim de ano?

As festas de fim de ano são um momento de alegria e celebração, mas também de muita comida. É comum que, após as comemorações, muitas sobras de comida acabem indo para o lixo. O que, além de ser um desperdício, jogar comida fora, isso também tem um impacto extremamente negativo no meio ambiente. 


Por isso, é importante aprender a reaproveitar as sobras de comida das festas de fim de ano. Aqui estão algumas dicas para te ajudar a reaproveitar a comida depois das festas de fim de ano:


1. Transforme as sobras em novas refeições:


Ao invés de simplesmente esquentar as sobras, use a criatividade para transformá-las em novas refeições. 


Por exemplo, se sobrou peru, desfie a carne e utilize-a em sanduíches, wraps ou saladas. Já os legumes assados podem se tornar ingredientes de uma frittata saborosa. Experimente, você vai amar!


Sobras de bolos, tortas e doces podem ser despedaçadas e utilizadas como camadas em parfaits, coberturas de sorvetes ou ingredientes para shakes deliciosos.


2. Prepare caldos e sopas:


Aproveite os restos de carnes, vegetais e até mesmo o caldo da ave para preparar caldos e sopas reconfortantes. Adicione temperos frescos e ervas para realçar o sabor e crie uma refeição bastante nutritiva e sustentável.


3. Congele porções prontas:


Se perceber que não conseguirá consumir as sobras a tempo, congele porções individuais para refeições rápidas e práticas em um futuro próximo. Certifique-se de etiquetar as embalagens com a data para um controle mais facilitado.


4. Faça compostagem:


Mas sabemos que muitos restos de alimentos não vão poder ser reaproveitados, entretanto, podem ser destinados à compostagem. Isso ajudará a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e contribuirá para a produção de adubo orgânico.



Adotar práticas como essas não apenas contribuirá para a redução do desperdício alimentar, mas também promoverá um estilo de vida ainda mais sustentável para a sua família. 


Para encerrar, não deixe de conferir as receitas exclusivas que publicamos aqui, no SuperBlog ou nas redes sociais da Supergasbras (Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn). Desde pratos clássicos até criações inovadoras, temos o prazer de compartilhar ideias que farão da sua celebração uma experiência gastronômica memorável.


Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou pelo WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.