Você sabe para que serve a etiqueta de eficiência energética?
O tema do dia é sustentabilidade e a gente quer saber: você provavelmente já viu uma etiqueta de eficiência energética, certo? Mas já parou para pensar o que ela significa? Se você ainda tinha dúvidas, continue lendo este artigo e finalmente aprenda a utilizá-las da maneira correta.
Como funciona a etiqueta de eficiência energética?
A etiqueta de eficiência energética é uma ferramenta que ajuda os consumidores a escolher produtos que economizam energia. Ela é obrigatória para todos os produtos elétricos vendidos no Brasil e contém informações sobre o consumo de energia do produto, bem como sua classificação de eficiência energética.
A classificação de eficiência energética vai de A a G, sendo A o mais eficiente e G o menos eficiente. Quanto maior a classificação, menor será o consumo de energia do produto.
Exemplificando:
Você está buscando comprar um refrigerador. Então visualize vários modelos com várias faixas de preço e diferentes classificações energéticas.
Então você deve colocar na balança o que é melhor para você:
-
Pagar menos na conta de luz por tempo indeterminado
-
Comprar um aparelho com um valor mais acessível
Isso porque os aparelhos de classificação A consomem menos energia do que um refrigerador com classificação G e, portanto, pagam menos na conta de luz ao longo do tempo.
O que cada letra representa?
-
Categoria A: destinada aos produtos que consomem menos energia em comparação com outras opções disponíveis no mercado;
-
Categoria B: apresenta um consumo energético um pouco mais elevado em relação aos produtos classificados como A, porém ainda mantém um bom desempenho no quesito eficiência energética;
-
Categoria C: posiciona-se como de nível médio, mantendo aceitável eficiência, porém pode não ser tão vantajoso a longo prazo em termos econômicos;
-
Categoria D: encontra-se no patamar inferior de eficiência energética, podendo resultar em despesas mais elevadas de energia ao longo do tempo;
-
Categorias E, F e G: demandam substancialmente mais energia, o que pode acarretar um impacto ambiental mais notório.
Contudo, o selo PROCEL iniciou um processo de atualização em 2022, visando fomentar o desenvolvimento de eletrodomésticos ainda mais eficazes.
A escala foi expandida para incorporar as classificações A+, A++ e A+++, com a estimativa de que os novos dispositivos alcancem uma economia energética de até 61% em relação aos modelos atuais até o ano de 2030.
Outras funções da etiqueta de eficiência energética
A etiqueta de eficiência energética também fornece informações sobre o consumo anual de energia do produto. Essa informação pode ser útil para os consumidores que desejam estimar quanto gastarão na conta de luz com o produto.
Dicas para escolher produtos com alta eficiência energética:
-
Procure por produtos com classificação A ou B na etiqueta de eficiência energética;
-
Considere o consumo anual de energia do produto;
-
Compare produtos de diferentes fabricantes;
-
E escolha produtos com recursos de economia de energia, como inversores, temporizadores e sensores de presença.
E aí, gostou do conteúdo? Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a reduzir seu consumo de energia e suas contas de luz. Acompanhe a Supergasbras nas nossas redes sociais (Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn) e explore nosso blog para aprender mais sobre o universo do GLP.
Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app Pedir Gás (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.
