Voltar à visão geral do blog

Condomínio 14/10/2022

Tanque de Gás a Granel — 9 Cuidados Para Garantir Sua Segurança

Tanque de Gás a Granel 9 Cuidados Para Garantir Sua Segurança
 

Adotar o uso de GLP é excelente para promover mais economia nas despesas com energia de empresas e condomínios com energia. Mas, para que isso seja, de fato, possível, é importante fazer a instalação correta do tanque de gás a granel.


Neste artigo, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Tipos de tanque de gás a granel


O termo “a granel” se refere a uma forma de distribuição de produtos. No caso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), nesse modelo de distribuição, ele é levado até o cliente em caminhões e o abastecimento é realizado no local do estabelecimento.


Os botijões são os vasilhames mais comuns para adquirir o GLP. No entanto, na distribuição a granel, o tamanho do tanque pode variar de acordo com a necessidade do cliente.

Benefícios de utilizar gás a granel


Os benefícios de utilizar cilindros de gás a granel são muitos, especialmente para os negócios, indústrias e condomínios que buscam economia, sustentabilidade e agilidade no dia a dia.


As principais vantagens do GLP são:


  • versatilidade — pode ser utilizado para diferentes funções, desde preparo de pratos, até aquecimento de áreas e funcionamento de equipamentos;

  • capilaridade —  chega com facilidade a todos os lugares independentemente da dificuldade geográfica (o que não acontece com a energia elétrica, por exemplo);

  • previsibilidade — você consegue saber quando o GLP está acabando e se programar para reabastecer antes de ficar sem;

  • alto poder calorífico tem o mesmo desempenho que outras fontes energéticas mas utilizando menos material.


Isso tudo gera muita economia, especialmente em um cenário onde a conta de energia elétrica continua a aumentar. Por isso, vale a pena investir na instalação de tanques de gás a granel. 

Cuidados com tanques de gás a granel


Ao utilizar e manusear um tanque de gás a granel é necessário seguir alguns cuidados dentro das normas de segurança estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


As principais relativas a esse assunto são: 

  • ABNT NBR 15526 — Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais — Projeto e execução; 

  • ABNT NBR 13103 — Instalação de aparelhos a gás para uso residencial — Requisitos; 

  • ABNT NBR 13523 — Central de gás liquefeito de petróleo – GLP.


Portanto, a garantia de segurança no processo de instalação começa na escolha do fornecedor ou prestador de serviço que obedeça essas regras. Além de contar com essa expertise técnica, é preciso se atentar a alguns pontos também:


  1. notar se o tanque de gás a granel está com sua tampa de proteção, chamada de capacete (isso quando não houver uma válvula reguladora conectada);

  2. verificar a validade do cilindro e se os recipientes são de chapas de aço e se contam com capacidade para suportar altas pressões;

  3. deixar o tanque de gás a granel sempre na posição vertical;

  4. colocá-lo em lugares limpos, longe de óleo e graxa;

  5. não deixá-los em locais muito fechados e que recebam fontes de calor;

  6. tenha em mãos a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico) ou MSDS (Material Safety Data Sheet) dos gases que estão sendo usados nos recipientes;

  7. deixar o tanque próximo de hidrantes e extintores;

  8. colocar placas de “perigo”, “inflamável” e “proibido fumar” por perto;

  9. escolher um fornecedor que atue com assistência 24h e atendimento qualificado para qualquer dúvida ou problema que possa aparecer.


Dica extra para economizar GLP


Quando falamos de GLP, bem como de eletricidade, precisamos sempre pensar em eficiência energética. Esse conceito diz respeito ao uso inteligente do recurso disponível, de forma a otimizar o seu uso. E o primeiro passo para isso é definir o tamanho correto do seu tanque de gás. 


É comum as pessoas acharem que é melhor sobrar do que faltar, mas, no caso do GLP, isso não é verdade absoluta. 


É comum as pessoas acharem que é melhor sobrar do que faltar, mas esse pensamento pode levar a desperdícios e gastos desnecessários. Por isso, o ideal é que o cálculo do dimensionamento seja feito corretamente para garantir o fornecimento por meio de abastecimentos periódicos.


Portanto, para evitar desperdícios, o ideal é fazer o cálculo de dimensionamento correto e programar abastecimentos periódicos. 

Gás a granel é com a Supergasbras! 


A Supergasbras, fornecedora de GLP, atua com todas as medidas adequadas de distribuição de gás. Conta com versatilidade, disponibilidade, ótimo custo-benefício, segurança, manutenção dos equipamentos, assistência técnica 24h, e muito mais vantagens.


Quer saber mais informações e conhecer todos os serviços e produtos da Supergasbras? Então entre em contato e não perca mais tempo!