Voltar à visão geral do blog

Negócio 06/09/2021

Qual a Vantagem do Poder Calorífico do GLP?

Qual a Vantagem do Poder Calorífico do GLP?

Ao escolher uma fonte de energia para abastecer e facilitar os processos da sua indústria, existem vários detalhes a serem levados em consideração. Se você precisa de um combustível para usá-lo para variações de temperatura, por exemplo, o ponto mais importante é o poder calorífico que ele possui.


É por conta disso que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) sai na frente de muitos outros recursos. Seu potencial de calor se mostra muito mais eficiente e vantajoso para qualquer segmento industrial, sendo útil para as mais diversas finalidades.


Continue lendo para saber mais sobre os benefícios dessa energia para o setor da indústria!


O que é poder calorífico?


Poder calorífico é o termo utilizado para a quantidade de energia liberada por uma substância no processo de oxidação. Em outras palavras, é o potencial de temperatura que um combustível pode atingir ao ser utilizado.


É importante saber isso porque nem todas as fontes de energia contam com o mesmo potencial. Uma queima de carvão vegetal, por exemplo, não irá chegar à mesma temperatura do diesel — além de precisar de mais tempo para atingir a sua temperatura máxima.


Então, se você tem qualquer tipo de procedimento que necessite do calor para ser executado na indústria, o ideal é conseguir o combustível com maior eficiência energética. Ou seja, o GLP.


Quais as vantagens do poder calorífico do GLP?


Mas, afinal, por que o GLP é considerado mais vantajoso que as demais fontes de energia? Veja só quais são os principais benefícios desse combustível. 


Maior potência


O poder calorífico do GLP é, de fato, maior do que o de outras fontes de energia. Traçando um comparativo na média de PCS (Poder Calorífico Superior) dos principais combustíveis disponíveis para a indústria, é possível chegar nos seguintes números:


  • GLP: 11.750 Kcal/kg

  • Diesel (quilos): 10.750 Kcal/kg

  • BPF: 9.980 Kcal/kg

  • Gás Natural: 9.400 Kcal/m³

  • Diesel (litros): 9.159 Kcal/l



Eficiência energética


Na prática, ter maior potencial de atingir altas temperaturas significa eficiência energética. Afinal, é possível chegar a números mais elevados sem a necessidade de usar mais recursos. Ou seja: você acaba contribuindo para práticas econômicas e sustentáveis na sua indústria.


Gostou de saber mais sobre o poder calorífico do GLP? Então conheça os aspectos econômicos dessa fonte energética!