Voltar à visão geral do blog

Condomínio 15/03/2021

Conta de Gás Individual — Quais as Vantagens?

Um condomínio costuma oferecer algumas opções de individualizar o consumo de alguns serviços, ao invés de dividir igualmente para cada unidade. Porém, quando se trata da conta de gás, será que esse é um processo que vale a pena?


Entenda as principais vantagens de fazer a transição da fatura para cada apartamento!


Por que fazer a individualização da conta de gás?


Um bom síndico é aquele que consegue entender as necessidades dos moradores e fazer com que os acordos feitos pela comunidade realmente sejam um benefício para todos. 


O rateio de gastos, por exemplo, é um desses temas que podem gerar desconforto, já que muitos não acreditam ser um sistema justo.


Então, veja só algumas razões pelas quais a individualização da conta de gás é um processo vantajoso:


Harmonia


Os excessos de consumo de algumas unidades podem gerar desconfortos entre os demais vizinhos que se sentem prejudicados. A taxa alta, inclusive, acaba sendo um tema de discussão muito presente nas reuniões.


Consumo consciente


Quando há o rateio, a maioria dos condôminos não presta atenção se estão usando muito ou pouco. Desde que o valor dividido pareça justo para a pessoa, ela não pensa se está gastando mais do que deveria.


Uma vez que cada um paga o que realmente consumiu, é mais fácil incentivar a economia de recursos.


Segurança em caso de vazamentos


Vamos supor que há um vazamento no apartamento 32. Isso certamente causa um aumento na conta, mas, ao juntar o consumo de todas as unidades, pode ser que não dê para perceber. Ou, ainda, seja visível, mas não é possível identificar de onde vem o problema.


Para resolver a situação, seria necessário fazer uma vistoria completa em todos os apartamentos — o que custaria tempo e dinheiro.


Por outro lado, com a individualização da conta de gás, o morador irá perceber que há algo errado com o consumo e poderá tomar providências de forma mais rápida, evitando acidentes.


Aproveitamento do recurso


Ao fazer a adequação do ponto de gás de forma individualizada, cada condômino poderá replicar a tubulação para equipamentos que vão além do fogão.


Algumas dicas de uso interno são churrasqueira com sistema de GLP, chuveiro e aquecedor que não dependem do funcionamento da energia.


Está interessado em individualizar a conta de gás no seu condomínio? Conheça o Super Gás Individual, que permite a criação de faturas para cada unidade e sem taxa mínima de consumo. Entre no site da Supergasbras
e descubra a melhor opção para você!