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Negócio 27/05/2022

Como Aplicar o Trade Marketing em Mercados e Supermercados

Como Aplicar o Trade Marketing em Mercados e Supermercados

O Trade Marketing é uma estratégia que se relaciona diretamente com os canais de distribuição de produtos. É por meio dela que é feita a comunicação entre quem produz, quem distribui e quem compra e consome.


Neste artigo, você irá entender melhor o que é esse conceito e descobrir como é possível aplicá-lo em mercados e supermercados. Continue a leitura!

O que é Trade Marketing?

 

O Trade Marketing é entendido como uma estratégia de negócios B2B, ou seja, voltada de empresa para empresa. Para garantir que ela funcione, é preciso entender os hábitos dos consumidores a fim de fornecer o produto que eles desejam, colaborando para melhorar o índice de lucratividade em mercados


Isso porque o foco desse conceito é justamente o canal de distribuição e o direcionamento das estratégias para o consumidor final. Além disso, o Trade Marketing serve para estabelecer bons relacionamentos entre fornecedores e distribuidores, ajudando você a não perder vendas para a concorrência.


Outra função dessa estratégia é conseguir alinhar todas as equipes e pensar em ações em conjunto para melhorar as vendas.

Como aplicar o Trade Marketing em supermercados?


Como já dito, o Trade Marketing é uma estratégia para aumentar vendas e consolidar marcas. Então, para o distribuidor, o benefício de aplicá-lo é conseguir vender um produto específico em seu estabelecimento e, com isso, maximizar o lucro. 


Por exemplo, se em seu supermercado existe uma alta busca por uma marca de refrigerante com a qual você não tem parceria, significa que só poderá vender concorrentes. Isso pode fazer com que os consumidores fiéis daquele produto não queiram optar por outro e, então, se dirijam ao próximo estabelecimento.


Isso prejudica seu negócio e você perde para a sua concorrência. Por isso, veja algumas dicas para aplicar essa estratégia em seu negócio e obter sucesso:

1. Saiba quem são os consumidores


Isso mesmo! Estude quem são os compradores das marcas que você fornece em seu supermercado ou mercado. 


Peça dados sobre o público-alvo e pense junto com o fornecedor em ações para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

2. Crie ações especiais e tenha boa comunicação visual


Junto com as empresas parceiras que abastecem seu estabelecimento, é possível criar ações especiais como promoções, que diminuem o preço do produto por tempo limitado, de forma a gerar o senso de urgência no cliente e gerar mais vendas. 


Outra opção é fazer degustação de mercadorias nos pontos de venda e sorteios especiais em datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, entre outras.


Vale lembrar que, para que essas ações deem certo, é preciso ter uma boa comunicação visual. Ela deve ser capaz de transmitir clareza e fazer com que os fregueses do mercado ou supermercado se identifiquem e desejem comprar.

3. Crie um programa de fidelidade


Para atrair mais clientes e girar o estoque do seu estabelecimento, uma sugestão é desenvolver programas de fidelidade, que oferecem descontos e outros bônus para o consumidor. Por exemplo: a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha o frete grátis do rancho até em casa ou um desconto de R$ 50 na próxima compra. 

4. Posicione os produtos de forma estratégica


Outro ponto importante diz respeito à localização dos produtos no estabelecimento, uma das técnicas de vendas que podem ajudar você a melhorar seu faturamento. 


Por exemplo, coloque molhos de tomate perto de pacotes de macarrão, ou barras de chocolate perto de condimentos como leite condensado, creme de leite, etc. Assim, além de facilitar a vida dos clientes, irá instigá-los a comprar mais.


Colocando em prática todas essas ações de Trade Marketing, é certo que seu negócio terá ainda mais sucesso! Leia também algumas dicas para gestão compras para supermercado que podem ajudá-lo a potencializar os resultados dessa estratégia.