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Negócio 26/06/2019

3 Formas de Aumentar a Margem de Lucro de Seu Hotel

quarto de hotel

O setor hoteleiro sofre com uma das maiores concorrências do mercado, o que faz com que sejam necessárias diversas ações e mudanças para que um desses empreendimentos se destaque. Ampliar a margem de lucro do hotel, nesse cenário, não é uma das tarefas mais fáceis.

Porém, ao compreender o mercado e aplicar certas práticas ao dia a dia do negócio, é possível aumentar o lucro e sair com perspectivas melhores em relação à concorrência. Veja algumas sugestões neste artigo!

1. Entenda os custos operacionais

Para aumentar a margem de lucro do hotel, um dos cuidados primordiais é investir mais esforços na compreensão das despesas operacionais. Isso é importante pois somente dessa maneira será possível determinar com precisão os preços dos serviços oferecidos pelo hotel.

Reveja todos os gastos e alinhe o que deve ser mantido ou alterado. Um trabalho preciso de revenue management — uma gestão de custos e valores de serviço com foco em aumento de lucratividade — pode ajudar nesse sentido. Pense, de fato, no que os clientes realmente precisam e refaça toda a distribuição de investimentos, se necessário.

O pagamento dos funcionários, claro, também deve ser incluído na conta, com os possíveis adicionais já previstos, como valores com horas extras e outros gastos que fujam do padrão, incluindo taxas de cartão e possíveis manutenções emergenciais. Além disso, devem ser mensurados também os custos com as tecnologias, como os sistemas para hotelaria, que podem se estender por diversas áreas dentro do empreendimento, como o restaurante ou até lojas, terceirização de funcionários e possíveis renegociações com fornecedores.

2. Aprenda a calcular a margem de lucro do hotel

É simplesmente impraticável o aumento da margem de lucro sem que se saiba, ao menos, como calculá-la e descobrir se está acima ou abaixo do esperado para o porte e sucesso do empreendimento.

O cálculo básico é feito dividindo o lucro pela receita total, e então multiplicando o resultado por 100. Exemplificando, teríamos um caso como:

receita: R$ 20.000,00;

custos: R$ 10.000,00;

lucro: receita - custos = dez mil reais;

margem de lucro: lucro/receita total = 10/20 = 0,5 x 100 = 50%

Uma margem de lucro de 50% é boa, mas não oferece um dos melhores cenários. Entretanto, estabelecer qual seria uma boa margem é algo que diz respeito, especificamente, a cada hotel.

3. Ofereça serviços especializados

Quando um cliente busca seu hotel ele quer, além do conforto, uma boa parcela de dedicação exclusiva, não é mesmo? Oferecer isso a ele por meio de serviços especializados pode ser uma ótima maneira de lucrar mais.

Insira no cardápio, por exemplo, opções veganas e vegetarianas, aumente a carta de vinhos ou invista em receitas exclusivas do chef do hotel.

Café da manhã ou jantar diretamente no quarto também podem ser boas ideias, pois farão com que o cliente possa solicitar sua refeição com mais conforto e não tenha nenhum tipo de rejeição ao ter que sair do quarto e chegar ao restaurante.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre hotéis e a administração desses empreendimentos? Confira o blog da Supergasbras!