Como Aumentar o Lucro do Meu Hotel? Veja As Dicas!
“Como aumentar o lucro do meu hotel?” Essa deve ser uma questão frequente para quem trabalha no setor hoteleiro, principalmente durante o período da pandemia de covid-19. Além da concorrência, o segmento sofreu muito com a quarentena e queda no número de viagens.
Para reverter a situação, são necessárias diversas ações e mudanças para criar alternativas que ajudem esses empreendimentos a se destacarem. Afinal, ampliar a margem de lucro do hotel, nesse cenário, não é uma das tarefas mais fáceis.
Porém, ao compreender o mercado e aplicar certas práticas ao dia a dia do negócio, é possível aumentar o lucro e sair com perspectivas melhores. Veja algumas sugestões neste artigo!
Reavaliar os custos operacionais ajuda a aumentar o lucro do meu hotel?
Sim! Inclusive, essa é a primeira dica e a mais básica para você que está pensando em “como aumentar o lucro do meu hotel”.
Para aumentar a margem de lucro do hotel, um dos cuidados primordiais é investir mais esforços na compreensão das despesas operacionais. Isso é importante pois somente dessa maneira será possível determinar com precisão os preços dos serviços oferecidos pelo hotel.
Reveja todos os gastos e alinhe o que deve ser mantido ou alterado. Um trabalho preciso de revenue management — uma gestão de custos e valores de serviço com foco em aumento de lucratividade — pode ajudar nesse sentido. Pense, de fato, no que os clientes realmente precisam e refaça toda a distribuição de investimentos, se necessário.
O pagamento dos funcionários, claro, também deve ser incluído na conta, com os possíveis adicionais já previstos, como valores com horas extras e outros gastos que fujam do padrão, incluindo taxas de cartão e possíveis manutenções emergenciais.
Além disso, devem ser mensurados também os custos com as tecnologias, como os sistemas para hotelaria, que podem se estender por diversas áreas dentro do empreendimento, como o restaurante ou até lojas, terceirização de funcionários e possíveis renegociações com fornecedores.
Aprenda a calcular a margem de lucro do hotel
Para ter lucratividade na hotelaria, é simplesmente impraticável o aumento da margem de lucro sem que se saiba, ao menos, como calculá-la e descobrir se está acima ou abaixo do esperado para o porte e sucesso do empreendimento.
O cálculo básico é feito dividindo o lucro pela receita total, e então multiplicando o resultado por 100. Exemplificando, teríamos um caso como:
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receita: R$ 20.000,00;
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custos: R$ 10.000,00;
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lucro: receita - custos = dez mil reais;
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margem de lucro: lucro/receita total = 10/20 = 0,5 x 100 = 50%
Uma margem de lucro de 50% é boa, mas não oferece um dos melhores cenários. Entretanto, estabelecer qual seria uma boa margem é algo que diz respeito, especificamente, a cada hotel.
Ofereça serviços especializados
Quando um cliente busca seu hotel ele quer, além do conforto, uma boa parcela de dedicação exclusiva, não é mesmo? Oferecer isso a ele por meio de serviços especializados pode ser uma ótima maneira de lucrar mais.
Insira no cardápio, por exemplo, opções veganas e vegetarianas, aumente a carta de vinhos ou invista em receitas exclusivas do chef do hotel.
Café da manhã ou jantar diretamente no quarto também podem ser boas ideias, pois farão com que o cliente possa solicitar sua refeição com mais conforto e não tenha nenhum tipo de rejeição ao ter que sair do quarto e chegar ao restaurante.
Prepare-se para uma recuperação gradativa
Devido a pandemia de covid-19, as reservas em hotéis caíram e vão demorar um tempo para voltar ao normal. No entanto, conforme a vacinação avançar no país, a retomada do turismo, as taxas de ocupação e a lucratividade na hotelaria tendem a crescer gradativamente.
Além da diminuição em viagens e hospedagem, a crise econômica também impacta os números no setor, portanto esteja preparado para níveis abaixo do esperado e pense em alternativas para gerar lucro para o hotel, como:
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reservas antecipadas;
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descontos para grandes pacotes;
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novos serviços como transformar quartos de hotel em home offices temporários.
Flexibilize os processos
A pandemia de coronavírus gerou muitos cancelamentos em hospedagens, portanto, evite regras muito restritivas e não reembolsáveis para remarcação e cancelamento de reservas. Afinal, sem essa facilidade para os clientes será ainda mais difícil conseguir novos hóspedes.
Sem contar que a não flexibilização pode afetar o relacionamento do hotel com os clientes, que vão perder a confiança no hotel e provavelmente deixar avaliações ruins.
Gostou das dicas para aumentar o lucro do seu hotel? Confira o blog da Supergasbras para saber mais sobre a administração de hotéis!
