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Negócio 18/12/2019

A Auditoria Hospitalar e Sua Importância na Gestão

auditoria hospitalar

São muitos os procedimentos necessários para uma gestão eficiente em serviços de saúde. A auditoria hospitalar é um deles — e realmente faz a diferença em diversos aspectos do gerenciamento, desde o faturamento até a eficiência operacional como um todo.

Quer saber mais sobre ela e entender porque você precisa implantá-la na instituição? Confira este artigo!

O que é auditoria hospitalar?

A auditoria hospitalar é um procedimento que visa, principalmente, analisar todas as etapas e processos aplicados no cuidado dos pacientes. Tudo deve estar conforme o que foi proposto no acordo feito com a administradora.

No caso de algo não se mostrar correto, é necessário planejar e realizar as mudanças necessárias na gestão ou até mesmo nos próprios serviços.

Um dos principais pontos que a auditoria contempla é o equilíbrio entre a eficiência operacional dos serviços (sempre priorizando aqueles que afetam diretamente o trato dos pacientes) e o uso responsável dos recursos. Essa relação, inclusive, foi o que fez com que a auditoria hospitalar surgisse como um procedimento do setor.

Em suma, a ideia é verificar se é necessária alguma otimização dos processos a fim de reduzir custos e melhorar os indicadores de performance, como a taxa de ocupação e a redução das infecções.

Porque a auditoria hospitalar é importante?

Muitas vezes, mesmo com as análises e índices bem definidos, pode ser difícil manter o total controle sobre a eficiência dos processos em uma instituição de saúde. Diante disso, a auditoria hospitalar se mostra um procedimento de extrema importância.

Administrar bem o uso dos recursos é uma prática essencial não só para aumentar o índice de saving, mas também para evitar a parada de certos serviços ou a ineficácia deles diante de insumos que não atendem às necessidades.

Além disso, a auditoria se mostra uma ótima ferramenta educativa para a gestão do hospital, pois pode gerar uma lista de práticas que não devem ou que devem se repetir para um melhor atendimento aos pacientes, com mais assistência à saúde.

Um cenário com uma auditoria hospitalar feita periodicamente, com ações que tragam aprendizado e novas diretrizes, passa a ser muito benéfico não só para a instituição e a administração em si — ganham também todas as stakeholders envolvidas no gerenciamento dos recursos.

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