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Negócio 18/11/2019

A Importância do Ticket Médio na Previsão Orçamentária

importancia ticket medio

O ticket médio é o que indica, em média, o valor recebido pela sua empresa por cada cliente. Ele é calculado por meio da divisão do faturamento pela quantidade de vendas feita em determinado período.

Embora seja uma métrica já muito importante por si só, ter conhecimento a respeito do quanto ganha por cada venda é essencial para fazer cruzamentos de dados e conseguir informações ainda mais relevantes e complexas.

Qual a relação entre o ticket médio e a previsão orçamentária?

A previsão orçamentária é um planejamento que tem como objetivo apontar os custos, receitas, investimentos e despesas com os quais a empresa espera lidar nos próximos meses ou até anos, entre outros detalhes.

Com isso, o seu negócio pode estar mais preparado para imprevistos e ter maior controle do que já é fixo. É possível também planejar reduções de gastos e mudanças em contratos de fornecimento, por exemplo, para aumentar a margem de lucro.

Embora pareça, a previsão orçamentária não é algo feito por meio de suposições, mas sim embasada em dados e resultados registrados anteriormente em relatórios gerenciais ou sistemas. Existem algumas etapas importantes para elaborar um planejamento como esse, e ter boas noções sobre seu ticket médio pode fazer a diferença. Veja:

Benchmarking

Entender e pesquisar o mercado é crucial para estimar seus próximos passos. Definir metas ou objetivos sem conhecer o que é feito pelos outros negócios do seu nicho é ineficiente, e pode gerar erros que serão levados por todo o período planejado.

É importante ter informações como o número de clientes e o ticket médio dos locais para tomar decisões. Pense: em seu supermercado, você tem um alto faturamento, mas poucos clientes, então deverá fazer ações para atração, certo?

Por outro lado, se você tem muitos consumidores em seu estabelecimento, mas seu ticket médio é baixo, você precisa rever seu mix de produtos ou fazer algumas promoções casadas. Percebe a diferença?

Isso só poderá ser analisado se conhecer de fato o seu segmento, pois talvez você esteja muito bem e não saiba disso por falta de pesquisa!

Planejar investimentos

Uma das razões que podem reduzir seu ticket médio, além de um mix de produtos incompleto ou mal pensado, é o treinamento da equipe de vendedores que atua no estabelecimento.

Imagine um supermercado que entende que seus clientes gostam de vinhos, por exemplo, e percebe que as gôndolas da adega têm uma grande movimentação, mas os estudos de ticket médio mostram que eles não estão comprando os itens e descartam ruptura como causa para isso.

Que tal capacitar alguns funcionários para sugerirem boas opções? Muitas vezes o cliente pode deixar de levar o produto por falta de conhecimento ou indicação. Esse investimento já deverá estar na previsão orçamentária!

O mesmo vale para um melhor atendimento em áreas como o açougue, a gerência e a padaria. Um funcionário bem treinado será mais caro (estime os aumentos de salário na previsão também), mas com certeza trará resultados melhores!

Quer reduzir seus custos para aproveitar melhor o orçamento no próximo ano e aumentar a lucratividade? Converse com um de nossos consultores e veja como fazer isso!

Para mais artigos, confira o blog da Supergasbras.