Voltar à visão geral do blog

Negócio 15/10/2020

3 Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Bares e Restaurantes

vegetais - SupergasBras

Gerenciar um bar ou restaurante envolve, sobretudo, ter conhecimento sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. Afinal, trabalhar bem, neste quesito, faz toda a diferença e garante até mesmo a segurança dos seus funcionários e clientes.

Confira abaixo algumas práticas necessárias para fazer a manipulação corretamente!

O que são as boas práticas de manipulação de alimentos?

As chamadas boas práticas de manipulação de alimentos são muito importantes no ramo gastronômico. Elas abrangem desde o momento da compra de certos ingredientes, modo de preparo até a entrega do prato para o cliente.

O objetivo principal é evitar contaminações diretas e indiretas, mas as práticas também auxiliam na criação de processos mais sólidos e corretos no local de trabalho.

Veja algumas que podem facilmente serem aplicadas:

1. Mantenha o local de trabalho limpo e higienizado

A falta de limpeza da cozinha ou do salão pode acarretar em problemas de contaminação dos alimentos, mesmo que a higiene pessoal de cada colaborador seja feita adequadamente, com o uso de luvas, toucas e a lavagem de louças de forma correta.

Por isso, tudo deve ser limpo com a máxima frequência, desde o teto até as portas. Isso sem se esquecer de verificar se não há questões maiores que podem não ser resolvidas somente com higienização — como infiltrações e descascamentos, responsáveis pelo aparecimento de fungos (mofo ou bolor).

Lembre-se também de prestar atenção nos produtos utilizados para fazer essa limpeza. Alguns podem ser nocivos e contaminarem os alimentos, como é o caso da naftalina.

2. Verifique a qualidade da água

Muitas vezes a água não é um ponto de atenção, mas se pensarmos com cautela, ela é utilizada em muitas atividades na cozinha. Por isso, o ideal é ter um monitoramento frequente de sua qualidade. Não adianta somente ser potável ou filtrada.

É importante verificar se, mesmo vinda de fontes confiáveis, ela é limpa. Isso pode ser feito por meio de exames específicos.

3. Siga regras de segurança na cozinha e no transporte

Há algumas regras essenciais que estão entre as boas práticas de manipulação dos alimentos e devem ser exigidas para evitar os maiores vilões da cozinha. São elas:

 

  • nao permitir a entrada de pessoas externas e visitantes sem a devida higiene;
  • não comer ou mastigar próximo aos alimentos ou à bancada da cozinha;
  • manter o lixo longe do local dos alimentos;
  • não carregar caixas de papelão ou madeira para depósitos, pois podem atrair pragas e insetos.
  •  

    Não esqueça que o transporte dos alimentos, em caso de delivery, também são essenciais para evitar a contaminação. Antes de sair para a entrega, verifique se os utensílios estão bem lacrados, mantidos em caixas térmicas e se o local em que ficarão armazenados está devidamente limpo.

    Quer ler mais artigos sobre esse assunto? Confira o blog da Supergasbras!