Voltar à visão geral do blog

Negócio 28/10/2020

Como Abrir um Restaurante Self-Service? Veja o Passo a Passo!

restaurante_self-service - SupergasBras

A sua dúvida é saber como abrir um restaurante self-service? Se esse é o seu grande sonho de negócio, no artigo de hoje a Supergasbras vai ensinar um passo a passo de como iniciar o processo de abertura e o que não poderá faltar no seu estabelecimento. Confira!


Como abrir um restaurante self-service?


Um self-service é um modelo de restaurante onde os alimentos são expostos aos consumidores para a sua livre escolha. Geralmente, as comidas ficam sobre balcões organizados e decorados. 


A grande ideia do modelo self-service é o consumidor pegar a quantidade de comida que desejar, quantas vezes quiser, pagando somente pelo peso total do seu prato. 


Porém, antes de fazer o estabelecimento funcionar, você sabe, de fato, como abrir um restaurante self-service? Confira o passo a passo para montar seu local de sucesso:


Escolha uma localização atrativa


A localização fará toda a diferença no sucesso do seu negócio. Afinal, estar em um local ruim não é nada bom para o futuro do seu investimento. 


O mais indicado é que você faça uma pesquisa de mercado, concorrência, preferência dos bairros de acordo com o público da cidade e levante quais são os possíveis impedimentos das pessoas não irem até você. 


Feito isso, monte um estabelecimento que esteja condizente com o seu orçamento. O importante, para começar, é ter uma cozinha, banheiros e um salão de atendimento. Outras melhorias você vai fazendo conforme o tempo!


Formalize o seu restaurante


A formalização de qualquer estabelecimento é burocrática e demorada, por isso, esteja disposto a passar por essa situação. De modo geral, você precisará:


  • fazer o registro na junta comercial;

  • estar dentro dos critérios da ANVISA;

  • emitir alvarás e certidões;

  • contratar um escritório de contabilidade;

  • registrar todos os seus colaboradores e outras atividades burocráticas.


Lembre-se de nunca iniciar sem que tudo esteja devidamente acertado. Quem não cumpre com essas obrigações está sujeito a fechamento e multas altíssimas. 


Tenha os equipamentos certos


É indispensável ter uma cozinha completa, com forno industrial, gás instalado e climatizador de ambiente. Todos esses fatores contribuirão para que seus colaboradores ofereçam serviços e comidas de qualidade. 


Uma informação que talvez você não saiba é que ter o gás GLP no seu negócio, além de ser extremamente econômico, é mais seguro, sustentável, eficiente e uma fonte bem mais durável. 


Monte seu cardápio


Um cardápio variado é o segredo do seu sucesso. Que tipo de público deseja atrair? Para agradar todos os gostos, tenha refeições que atinjam esse objetivo, inclusive opções veganas. 


Agora, se o seu tipo de self-service tiver uma temática específica, como “cantinho de Minas” e “comida brasileira”, por exemplo, prepare alimentos que condizem com a cultura local. 


Gostou de saber como abrir um restaurante self-service? Para mais dicas para o seu negócio, continue acompanhando o blog da Supergasbras!