Como Gerir a Farmácia Hospitalar com Organização e Segurança
Boas práticas para gestão de farmácia hospitalar
Uma farmácia hospitalar não opera exatamente como um comércio comum de medicamentos e primeiras necessidades. A ideia aqui é diferente, e envolve aspectos específicos de atendimento e organização. Veja algumas práticas que podem ajudar a ter mais eficiência nessa área da instituição:Gerenciamento de estoque
Se comparada com uma farmácia comum, a hospitalar precisa lidar com uma variedade (e quantidade) muito maior de medicamentos. Diante disso, é necessário levar em conta alguns pontos, como o valor de custo dos produtos e até mesmo a frequência com que são solicitados pelos médicos.
É preciso ter um equilíbrio entre o excesso e a falta, para manter o saving sem afetar o cuidado de nenhum paciente. O melhor é já ter registrada a quantidade de cada item que deve ser adquirida e mantida em estoque, bem como o custo de cada uma. Isso facilita, também, a gestão de compras e evita o desbalanceamento do estoque.
Além disso, há legislação específica para o tempo de armazenamento e disponibilidade de certos medicamentos, que deve ser sempre considerada!
Uso racional de medicamentos (URM)
O uso racional de medicamentos na farmácia hospitalar está diretamente ligado à dispensação dos produtos. Esta, quando feita erroneamente, pode causar problemas tanto financeiros quanto à própria saúde dos pacientes.
Um medicamento é utilizado de maneira racional quando corresponde justamente à necessidade clínica à qual é destinado, gerando resultados positivos com o menor custo possível e alta eficiência. Pode-se considerar usos irracionais: prescrições equivocadas, distribuição indevida de medicamentos pela farmácia hospitalar ou venda irregular dos produtos.
Gestão com auxílio de tecnologias
A melhor maneira de ter mais eficiência e organização na farmácia hospitalar é utilizar sistemas de gestão. Essa tecnologia é abrangente e pode auxiliar em todos os detalhes do setor, incluindo estoque, compras, gerenciamento de dispensação e até mesmo questões relacionadas ao controle do faturamento
Com isso, tudo ficará registrado dentro do sistema, facilitando coleta de dados e evitando equívocos que podem afetar diretamente a integridade da instituição.
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