Voltar à visão geral do blog

Negócio 05/10/2020

Você Sabe a Importância da Comunicação Interna no Setor Hospitalar?

Comunicação Interna

Comunicação interna é algo essencial em qualquer negócio. Entretanto, em uma instituição de saúde isso é extremamente importante, principalmente devido à sua diversidade de profissionais em um mesmo meio.

Diante de um cenário tão heterogêneo, é necessário buscar soluções para ampliar a eficiência da comunicação. Veja alguns detalhes neste artigo e entenda mais sobre esse aspecto!

Porque a comunicação interna é tão importante no setor hospitalar?

A comunicação interna faz parte do cotidiano de qualquer empresa, mas, quando pensamos na realidade de um hospital, tudo parece um pouco mais crítico.

Não só porque os profissionais estão lidando com vidas, mas também por toda a complexidade de processos que uma instituição como essa precisa lidar para ter uma administração eficiente. Veja alguns pontos que merecem atenção:

1. Grupos médicos precisam ter a mesma informação

Há casos em que quatro ou cinco profissionais estão cuidando do mesmo paciente, sendo que cada um deles ainda podem estar também atendendo outros enfermos. Ou seja, são muitas informações para serem compartilhadas e que não podem ser confundidas.

Por isso, uma comunicação interna eficiente é imprescindível! Até mesmo porque um pequeno erro, ou uma falta de verificação do prontuário, pode causar problemas muito maiores, envolvendo a condição de saúde dos pacientes.

2. Não pode haver setores alienados

O histórico de um paciente, o número de óbitos, a ação de cirurgiões e de qualquer outro especialista de um hospital precisa passar pela administração/gestão, e até mesmo pelo controle do faturamento. Não pode haver detalhes que não sejam de conhecimento de todos os envolvidos nos fluxos operacionais.

Isso porque um possível uso indevido de maquinário, ou de certos suprimentos em excesso por razões específicas, devem ser comunicados aos responsáveis. Assim, será possível fazer uma avaliação do ocorrido com mais efetividade.

3. Publicações e eventos internos

Assim como a medicina está em constante evolução, um hospital não pode parar no tempo. É crucial ter atualizações sobre o setor e novas oportunidades de ensino, principalmente para residentes e médicos especializados.

Isso é possível por meio de eventos, como palestras e workshops, sem falar nas publicações que correm dentro da instituição. Esse tipo de comunicação interna funciona de modo geral e é o que faz com que ninguém fique estagnado, mesmo estando há muitas horas de plantão.

A motivação é um fator chave para o sucesso de um hospital, e a maneira como todos conversam internamente é o que, muitas vezes, garante esse fator!

Para mais artigos sobre gestão hospitalar, acompanhe o blog da Supergasbras!