Voltar à visão geral do blog

Negócio 08/04/2020

Crise em Hotéis — Monte um Plano de Ação para se Recuperar da Crise Global

Crise em Hotéis — Monte um Plano de Ação para se Recuperar da Crise Global

A pandemia causada pela contaminação por Covid-19 afetou todos os setores da economia, e com o turismo não foi diferente. Praticamente todos os tipos de viagens e eventos foram cancelados e, por consequência, a crise em hotéis se agrava mais a cada dia, mas isso não é motivo para desistir, e sim para agir!.

Será necessária uma força-tarefa para recuperar a condição anterior ao coronavírus. Veja abaixo algumas dicas para você montar um plano de ação para seu hotel e evitar maiores problemas após a crise!

Compreenda e repense a dimensão do seu negócio para lidar com a crise em hotéis

Como todo setor que se reaquece, isso acontecerá aos poucos com o turismo e, claro, com o hoteleiro. Sendo assim, não é necessário que seu negócio volte com toda a capacidade e força total da crise em hotéis.

O ideal é que você encontre uma forma de voltar aos poucos. Para isso, estude as quedas nas receitas e veja possibilidades de operação estrategicamente reduzidas. A ideia é ser consciente e diminuir o gasto com insumos que podem, ao final do mês, serem desperdiçados.

Entretanto, isso não pode afetar a qualidade de seus serviços! Vale mais a pena operar com o serviço de sempre, mas para 40% da capacidade total do hotel, do que tentar apostar em uma operação menos eficiente para atender aos 100% de costume.

Planeje a inserção de novos serviços nos hotéis

Muitos hotéis lucram com o aluguel de áreas pouco utilizadas para serviços variados. Esse tipo de procedimento pode ser feito por meio de parcerias com empresas, revendedores e até para auxiliar a divulgar o trabalho de pequenos produtores, com um aluguel reduzido em relação ao comum para um ponto comercial.

É uma boa oportunidade de garantir renda extra e ampliar o caixa para voltar com mais tranquilidade após a crise em hotéis.

Tenha equilíbrio de gastos e controle de despesas

Para lidar com as baixas nos valores do caixa e começar a se reerguer com uma situação financeira ao menos sustentável, é necessário fazer um controle maior nas despesas. Algumas atitudes importantes nesse momento são:

  • verificar contratos com fornecedores — se julgar preciso, renegocie os valores ou comece a pensar em uma troca de empresa;
  • atente-se à redução dos gastos fixos — peça para que a economia de energia elétrica e água, entre outros, seja maior. A conscientização é essencial! O mesmo vale para manutenção, que pode ser evitada ao reduzir o uso de veículos, por exemplo;
  • adequação de pessoal — revisite a escala e avalie se os turnos, horas extras e outros quesitos podem ser alterados para reduzir os gastos. É um bom momento para pensar se certos serviços terceirizados são realmente necessários. Lembre-se: demitir não é a melhor solução, pois além de perder um trabalhador, ainda gera mais gastos.
Gostou das dicas para superar a crise em hotéis? Confira mais informações sobre gestão aqui no blog da Supergasbras!