Voltar à visão geral do blog

Negócio 14/10/2020

Just in Time — O Que é e Como Pode Otimizar a sua Produção

Just in Time

O just in time é um sistema que pode ser aplicado a qualquer tipo de produção, seja ela industrial ou não. Ele envolve, principalmente, a redução do acúmulo de matérias-primas e um uso mais responsável dos recursos utilizados no setor produtivo.

Quer entender melhor como funciona esse conceito e descobrir as maneiras de aplicá-lo para, em médio a longo prazo, otimizar sua produção e garantir a redução de custos na entrega? Confira as dicas deste artigo!

Afinal, o que é just in time?

Just in Time, cuja tradução livre seria algo como “no exato momento”, é um sistema de produção que envolve a diminuição no armazenamento tanto de matérias-primas quanto dos próprios produtos necessários para as produções finais, facilitando a gestão de estoque.

A ideia é entregar somente o que é demandado, com foco na finalização no tempo estimado e sem excessos, evitando assim oferecer produtos degradados e/ou fora do prazo ideal de uso.

Em suma, uma indústria que segue essa filosofia não estoca absolutamente nenhum tipo de matéria, e as compra ou busca obtê-las de acordo somente com a necessidade produtiva. Dessa maneira, ele traz diversas vantagens e otimiza qualquer tipo de linha de produção e/ou trabalho que envolva entregas geradas por recursos esgotáveis.

Vantagens do just in time

Por ser um sistema mais específico de produção eficiente, alinhado e organizado precisamente em relação a demandas e processos, apostar nele pode trazer benefícios. Veja:

Reduz o desperdício

É comum que, para evitar atrasos por falta de insumos, os parques industriais contem com estoques (às vezes bem volumosos) de matérias-primas e outras partes para produção. Isso faz com que possa haver desperdício, principalmente em casos de itens que podem perder eficiência com o tempo.

Metais oxidam, produtos químicos deixam de ter eficácia e outras peças podem simplesmente não ser utilizadas por mudanças nas prioridades de produção. O just in time evita isso, pois a aquisição de insumos é pontual.

Evita interrupções na entrega e produção

Imagine que você compre um estoque suficiente para produzir 150 produtos de um determinado tipo mensalmente. Então, em algum momento surge uma demanda especial e precisará ampliar para 230 itens. Entretanto, você não tem como conseguir os insumos tão rapidamente.

Sendo assim, então, terá duas opções: pedir mais prazo para entrega ou interromper a produção e cancelar a demanda.

Isso não ocorre no just in time, pois, ao receber a demanda extra, você já faria a aquisição e/ou produção do quanto fosse necessário para atendê-la.

Além disso, deixar de comprar matérias-primas de maneira excessiva reduz os custos e torna o orçamento em torno dos produtos mais tangível e programável, o que traz um equilíbrio financeiro maior para a fábrica.

Gostou de entender melhor esse sistema produtivo? Confira mais dicas sobre o assunto aqui no blog da Supergasbras!