Voltar à visão geral do blog

Negócio 19/06/2019

3 Práticas Obrigatórias Para Garantir Uma Produção Eficiente na Indústria

Industria distante

Uma produção eficiente é essencial no chão de fábrica. Isso porque falhas e gargalos fazem com que se perca tempo e, consequentemente, rendimento em relação ao volume produzido.

Para garantir essa eficiência, algumas práticas e atitudes são necessárias. E é preciso também entender quais indicadores mostram o que é uma produção realmente eficiente para a sua indústria.

1. Calcule seus custos para ter uma produção eficiente

Uma produção eficiente precisa, também, estar relacionada à lucratividade dos processos em sua indústria. Portanto, é de extrema importância saber calcular os custos de produção!

Para isso, você precisa entender as variáveis envolvidas nesse cálculo:

área de ocupação da máquina — metragem utilizada pelo equipamento x valor por metro quadrado / horas úteis do mês.

Como resultado você terá um valor que relaciona o custo por hora de área ocupada pelo maquinário consumíveis para cada equipamento em períodos específicos (se necessário);
custos com energia por hora;
manutenção industrial — todo o valor gasto dividido pelas horas trabalhadas.

A soma deles permitirá que você tenha uma noção de custo por hora de produção e, então, poderá ter um panorama que dirá, parcialmente, se sua produção é eficiente ou não.

2. Faça um controle de processos

Entender como sua indústria opera, com um panorama claro de como ocorrem os processos, é primordial para atingir uma produção eficiente. Para isso você precisa ter controle.

O controlador de processos é um equipamento que pode ajudar nesse ponto. Além de ele medir as variáveis de processo, ele ainda aponta correções e as aplica automaticamente em todo o sistema de automação.

3. Analise seus processos e identifique problemas

Existem maneiras de utilizar os dados sobre seus processos para descobrir possíveis gargalos e, é claro, chegar a soluções para os problemas principais. As ferramentas de qualidade são um exemplo e podem fazer a diferença quando se quer ter uma produção eficiente.

Uma boa ideia para isso é, por exemplo, o fluxograma. Por meio dele você pode ter uma visão gráfica e intuitiva de todos os processos do chão de fábrica e também das interações entre eles. Há todo o fluxo de funcionamento e a natureza dos procedimentos expostos ali.

Dessa maneira, você consegue verificar o que pode estar afetando uma área ou outra, pois terá clareza de como elas se integram e qual parte da produção está, possivelmente, criando problemas para a seguinte.

Busque sempre uma produção eficiente em sua indústria! Para mais artigos sobre o tema confira o blog da Supergasbras.