Shopper Marketing — O Que é e Como Aplicar?
Você já ouviu a expressão shopper marketing? Se você é um empreendedor certamente deve estar um pouco familiarizado com o tema. Porém, ainda há muitas dúvidas em relação ao conceito e como aplicar essa oportunidade em um negócio.
Acompanhe no artigo o que é e como essa estratégia pode ser eficaz no seu estabelecimento!
Afinal, o que é shopper marketing?
Se traduzirmos ao pé da letra, shopper marketing seria “comprador”, isto é, um indivíduo que compra algo, porém, que é influenciado por ações de marketing.
Isso significa que todos os seus estímulos para a aquisição de produtos ou serviços — principalmente aqueles que ficam no PDV (ponto de venda) —, tem como base percepções pré-definidas de marketing.
Afinal, todo estabelecimento deve elaborar estratégias de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Por isso, saber como é dividido o seu público é essencial para garantir sucesso em suas ações.
Porém, diferentemente do que muitos pensam, um shopper não necessariamente é o consumidor final. Veja as diferenças abaixo:
Consumidor:
-
aquele que utiliza o produto;
-
avalia o produto;
-
cria uma relação com o produto;
-
pode ser influenciado pela mídia;
-
tem perspectiva e experiência com a marca.
Shopper:
-
compra um produto no PDV;
-
não necessariamente é o consumidor final do produto;
-
avalia custo-benefício;
-
totalmente influenciado pelo PDV;
-
adquire produtos para fins individuais ou coletivos.
Conseguiu perceber a diferença? Cada vez mais está sendo necessário estabelecer uma comunicação forte com os diferentes públicos que frequentam um estabelecimento.
Como aplicar estratégias?
Um shopper marketing, como visto acima, pode não ser o consumidor final. Como exemplo, imagine uma mãe que vai comprar o leite de seu filho. Ela não será a consumidora do produto, mas é ela quem decidirá onde e qual levar.
Por isso, o modo como os produtos são mostrados no PDV, influencia totalmente sua decisão. Para fazer ações assertivas de shopper marketing, experimente:
Promover uma boa experiência
O shopper quer encontrar experiências, sensações e bem-estar no estabelecimento que entra. Por isso, aposte em oferecer novidades, degustação, ofertas e até mesmo brindes.
A degustação, por exemplo, já é algo muito comum em mercados quando um produto é novo. A ideia é que você saiba oferecer seu portfólio de uma maneira diferente e chamativa.
Estar presente no digital
Uma compra começa muito antes da aquisição de algo. Ou seja, um shopper irá pesquisar referências, opiniões e comparar preços com outros concorrentes. Ter uma forte presença digital e saber como destacar seus produtos-chave será primordial.
Oferecer oportunidades no varejo
Além de ter uma grande variedade de opções no seu estabelecimento, que tal implementar técnicas de vendas que aumentam a lucratividade, como é o caso de cross e up selling?
O cross é quando você dá a chance para que o cliente adquira produtos, que se complementam, por um preço mais em conta. Por exemplo, salgadinho + refrigerante. Já o up selling, quando o cliente pode pagar um pouco a mais por algo melhor. Exemplo: o custo-benefício de 5 kg de feijão é melhor do que o de 2 kg.
Gostou de saber o que é shopper marketing? Então confira as dicas para controlar as contas do seu supermercado.
