Voltar à visão geral do blog

Negócio 28/04/2021

Shopper Marketing — O Que é e Como Aplicar?

gestao-de-compras - SupergasBras

Você já ouviu a expressão shopper marketing? Se você é um empreendedor certamente deve estar um pouco familiarizado com o tema. Porém, ainda há muitas dúvidas em relação ao conceito e como aplicar essa oportunidade em um negócio.


Acompanhe no artigo o que é e como essa estratégia pode ser eficaz no seu estabelecimento!  


Afinal, o que é shopper marketing?


Se traduzirmos ao pé da letra, shopper marketing seria “comprador”, isto é, um indivíduo que compra algo, porém, que é influenciado por ações de marketing. 


Isso significa que todos os seus estímulos para a aquisição de produtos ou serviços principalmente aqueles que ficam no PDV (ponto de venda) , tem como base percepções pré-definidas de marketing. 


Afinal, todo estabelecimento deve elaborar estratégias de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Por isso, saber como é dividido o seu público é essencial para garantir sucesso em suas ações. 


Porém, diferentemente do que muitos pensam, um shopper não necessariamente é o consumidor final. Veja as diferenças abaixo:


Consumidor:


  • aquele que utiliza o produto;

  • avalia o produto;

  • cria uma relação com o produto;

  • pode ser influenciado pela mídia;

  • tem perspectiva e experiência com a marca.


Shopper:


  • compra um produto no PDV;

  • não necessariamente é o consumidor final do produto;

  • avalia custo-benefício;

  • totalmente influenciado pelo PDV;

  • adquire produtos para fins individuais ou coletivos.


Conseguiu perceber a diferença? Cada vez mais está sendo necessário estabelecer uma comunicação forte com os diferentes públicos que frequentam um estabelecimento. 


Como aplicar estratégias?


Um shopper marketing, como visto acima, pode não ser o consumidor final. Como exemplo, imagine uma mãe que vai comprar o leite de seu filho. Ela não será a consumidora do produto, mas é ela quem decidirá onde e qual levar. 


Por isso, o modo como os produtos são mostrados no PDV, influencia totalmente sua decisão. Para fazer ações assertivas de shopper marketing, experimente:


Promover uma boa experiência


O shopper quer encontrar experiências, sensações e bem-estar no estabelecimento que entra. Por isso, aposte em oferecer novidades, degustação, ofertas e até mesmo brindes. 


A degustação, por exemplo, já é algo muito comum em mercados quando um produto é novo. A ideia é que você saiba oferecer seu portfólio de uma maneira diferente e chamativa. 


Estar presente no digital


Uma compra começa muito antes da aquisição de algo. Ou seja, um shopper irá pesquisar referências, opiniões e comparar preços com outros concorrentes. Ter uma forte presença digital e saber como destacar seus produtos-chave será primordial.  


Oferecer oportunidades no varejo


Além de ter uma grande variedade de opções no seu estabelecimento, que tal implementar técnicas de vendas que aumentam a lucratividade, como é o caso de cross e up selling?


O cross é quando você dá a chance para que o cliente adquira produtos, que se complementam, por um preço mais em conta. Por exemplo, salgadinho + refrigerante. Já o up selling, quando o cliente pode pagar um pouco a mais por algo melhor. Exemplo: o custo-benefício de 5 kg de feijão é melhor do que o de 2 kg.


Gostou de saber o que é shopper marketing? Então confira as dicas para controlar as contas do seu supermercado.