Voltar à visão geral do blog

Negócio 27/11/2020

Você Conhece os Principais Indicadores de Desempenho na Indústria?

O setor industrial é um ótimo negócio, desde que você mantenha em dia os cuidados para que ele possa continuar crescendo. Ou seja, é preciso ficar atento aos dados que os principais indicadores de desempenho mostram e tomar atitudes de acordo com essas informações apresentadas.


Você ainda não sabe quais são os principais índices para acompanhar? Então continue lendo este artigo para descobrir!


Quais são os principais indicadores de desempenho na indústria?


Avaliar os processos e entender a situação real da indústria é muito importante. Isso porque esse setor costuma gerar bastante gastos, de modo que é preciso compensá-los para que haja o crescimento da empresa.


Uma forma de entender se tudo está correndo de acordo com o esperado é por meio do acompanhamento dos indicadores de desempenho. Esse tipo de dado é capaz de apontar falhas e guiar os tomadores de ação para criar planejamentos que tenham como objetivo a melhoria contínua.


A maioria deles podem ser acompanhados por meio de planilhas ou ferramentas de gestão. Os principais deles são:


Indicadores econômicos


Será que a empresa está gerando os lucros necessários para se manter de pé? É preciso considerar que, mesmo que o faturamento seja alto, nem sempre a margem de lucro é muito satisfatória. Portanto, esse é um dos indicadores de desempenho que não devem ser menosprezados.


Caso perceba que está gastando mais do que deveria, é possível tomar ações que possam solucionar esse problema, como redirecionar investimentos, instalar sistemas que tragam mais economia para a indústria, rever fornecedores de produtos e serviços, entre outros.


Ainda no tema econômico, existem outros aspectos que são interessantes de serem analisados:


  • ticket médio: qual o valor médio em cada venda;

  • ponto de equilíbrio: qual a quantia mínima que deve vender por mês;

  • depreciação: o quanto um produto perde de valor ao longo do tempo.


Indicadores de produção


Nem tudo é sobre a parte financeira em si. Quando se trata de indústria, é interessante acompanhar:


  • produtividade: o quanto seus colaboradores podem produzir por hora. Isso é importante para definir a precificação e entender quantos funcionários são necessários para cobrir a demanda;

  • nível de utilização da capacidade: será que o maquinário está produzindo mais, menos, ou na medida certa de acordo com suas especificações? Sabendo isso, é possível entender se é preciso adquirir mais equipamentos ou se existe uma brecha para aumentar a produção.


Já está de olho nesses indicadores de desempenho na indústria? Continue lendo o blog da Supergasbras para mais dicas!