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Negócio 28/06/2021

3 Dicas de Análise e Planejamento Financeiro para o seu Comércio

O bom funcionamento de um comércio depende não apenas das vendas, mas também de análise e planejamento financeiro. Isso porque, nenhum empreendedor deve manejar o seu negócio sem entender sua real situação ou fazer previsões e construir objetivos para o futuro.


Continue lendo para descobrir as principais dicas para criar um plano de ação!


O que você precisa fazer na sua análise e planejamento financeiro?


Você já fez a revisão periódica do seu comércio? O ideal é que, ao menos uma vez por ano, sejam realizados análise e planejamento financeiro, pois isso te ajudará a ter maior clareza sobre:

  • fluxo de caixa;

  • produtos que vendem mais ou menos;

  • gastos que podem ser desnecessários;

  • mapeamento de novas ações a serem implementadas;

  • definição de metas e objetivos para o próximo período, assim como das atividades necessárias para atingi-los.


Confira algumas dicas para realizar uma boa revisão:


1. Entenda qual a sua margem de lucro


O ideal é que você defina sua porcentagem sobre o valor antes mesmo de comercializar, mas é interessante calcular a margem de lucro sempre que fizer análise e planejamento financeiro.


Caso o novo cálculo apresente um número diferente do que você estipulou, isso significa que houve alguma mudança na sua gestão. Por exemplo: se você aplicou 20% sobre o produto, mas percebe que está recebendo 25%, está economizando nos gastos o suficiente para aumentar 5% de lucratividade.


Por outro lado, se nessas condições mencionadas, perceber que está 15%, provavelmente há alguma despesa que está levando 5% do que havia previsto.


2. Trabalhe com números reais


Não adianta inflar o faturamento para ter números bonitos e agradáveis, sendo que a realidade não é essa. Sempre contabilize todas as transações e, em caso de crise, aceite que a situação não é boa.


Tomar essa atitude irá te mostrar quais os pontos que podem estar agravando as finanças para que seja possível, então, implementar ações de melhoria.


3. Planeje-se para cenários variados


Mesmo que o cenário esteja promissor, é essencial que você faça projeções para diferentes situações. Crie um plano de ação para pelo menos três:


  • crescimento: caso aumente o faturamento, provavelmente terá mais demanda. Será preciso contratar mais funcionários, pedir uma carga maior de estoque. Quem sabe, é possível projetar a abertura de uma nova unidade;

  • estabilização: quais são as medidas caso o próximo período se mantenha igual? O que deve ser feito para retomar o crescimento e evitar a queda?;

  • crise: se o mercado, a economia ou mesmo a situação global impedir que você possa progredir, há um plano de ações para ser colocado em prática para conter a emergência?


Agora que já conhece algumas dicas de análise e planejamento financeiro, saiba como reduzir o consumo de gás
durante o inverno em seu comércio!