Voltar à visão geral do blog

Condomínio 31/05/2021

Dicas Para Trazer Mais Economia no Uso do GLP Durante o Inverno

Dicas Para Trazer Mais Economia no Uso do GLP Durante o Inverno

A chegada do inverno traz consigo aquela vontade de se aquecer de todas as formas, não é mesmo? Porém, é preciso usar os equipamentos com consciência para gerar mais economia nas contas, uma vez que o exagero pode fazer com que você gaste além do orçamento previsto.


Quer saber de que maneira evitar o aumento no uso do GLP durante os dias mais frios? Veja só estas dicas que a Supergasbras selecionou!


Saiba como ter mais economia com o GLP no inverno


O GLP recentemente sofreu um reajuste de preço de 39%, devido a medidas da Petrobras. Isso significa que, como consequência, a sua conta de gás vai chegar um pouco mais alta, mesmo que você não aumente o consumo.


Porém, além disso, durante os meses mais frios — entre o final do outono, em maio, e o final do inverno, em setembro — é comum que o uso do gás aumente nas residências, no comércio e na indústria, em especial em locais onde muitos equipamentos são movidos à base desse combustível.


1. Trazendo mais economia no fogão


A maior parte do consumo de GLP no Brasil vem de forma direta do fogão, já que nem todas as casas e estabelecimentos contam com aquecimento de água a gás. Por ser um equipamento essencial, em especial quando se trata de restaurantes, não é possível cortá-lo totalmente ou mesmo reduzir de maneira drástica sua frequência de uso.


Porém, existem alguns truques que ajudam a reduzir o consumo do gás, o que traz, consequentemente, mais economia para a sua conta. Algumas das dicas são:


  • deixar alimentos crus — como é o caso de grãos — de molho antes de cozinhar para que eles amoleçam e não precisem ficar tanto tempo na panela;

  • usar a panela de pressão para alimentos que têm um tempo de cocção mais longo;

  • escolher panelas do tamanho ideal para aquele alimento, pois recipientes maiores precisam de mais tempo para serem aquecidos, o que requer maior uso de gás;

  • usar as prateleiras do forno para aproveitar e assar mais de um alimento ao mesmo tempo.


Por fim, verifique se os bocais estão bem encaixados e limpos. A chama do fogo deve sempre estar na cor azul. Se estiver apresentando outra coloração, isso pode indicar algum problema que esteja aumentando o uso do GLP.


2. Cuidado com climatizadores


O aquecedor a gás ajuda a climatizar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante para os que estão naquele espaço. Porém, é preciso prestar atenção na regulagem e na chama do equipamento, pois ambos podem aumentar a queima do combustível e deixar a conta mais cara.


Além disso, é importante fazer a manutenção do aparelho para identificar problemas antes que eles se agravem.


Agora que sabe como trazer mais economia durante o inverno, veja as vantagens do GLP da Supergasbras para comércios e condomínios!