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Negócio 03/05/2021

Como Calcular Porcentagem de Lucro em Seu Comércio?

como calcular porcentagem de lucro

Ao abrir um negócio e definir a precificação dos produtos que serão comercializados, é essencial saber como calcular porcentagem de lucro de cada item. Afinal, sem essa margem você fica sem a possibilidade de continuar crescendo — e também não consegue tirar seu próprio salário ou fazer uma reserva para emergências na empresa.


Entenda qual a melhor forma de fazer esse cálculo!


Saiba como calcular a porcentagem de lucro em seu comércio


Qualquer que seja o segmento que você escolheu atuar, ao comercializar produtos ou serviços, é imprescindível saber como calcular porcentagem de lucro. Isso porque, sem ela, você terá apenas um saldo zerado no final do mês.


Ou seja: conseguirá quitar as contas, mas nada mais do que isso. Caso precise fazer uma reforma, comprar mais equipamentos, contratar uma pessoa nova ou mesmo tirar seu próprio salário, é mais difícil. E, se aparecer uma emergência, a situação fica ainda mais complicada.


Se você já está em atividade e não sabe qual a sua margem atualmente, veja como calcular porcentagem de lucro:


Pegue o valor do faturamento total e subtraia a soma de todos os gastos (fixos, variáveis, produtos e operacional). Depois, divida o resultado pelo valor do faturamento e multiplique por 100. Esse será seu lucro! 


Observe o exemplo considerando R$10 mil de faturamento e R$5 mil de custos:


10.000 - 5.000 = 5.000


5.000/10.000 = 0,5 x 100 = 50% de margem de lucro.



Entenda como aplicar a margem de lucro ao preço


Esse é um ponto para não se esquecer, principalmente se você é novo como empreendedor e está começando com algo pequeno. Então, entenda o que precisa levar em conta na hora de aplicar o que aprendeu:


Valor bruto do produto


Aqui, você deve colocar o preço de custo de todos os produtos que serão comercializados. Caso decida montar combos com mais de um item, lembre-se de considerar o valor de cada um deles. Por exemplo: ao montar o cardápio do restaurante, o preço do prato deve considerar todos os ingredientes.


Valor do operacional


Faça um cálculo do quanto vale a hora de cada colaborador e acrescente na conta — inclusive, o ideal é que você também leve em consideração o seu próprio salário.


A conta é simples, basta dividir o pagamento pelo número de horas trabalhadas no mês. Com esse valor, você tem uma média do quanto uma hora trabalhada vale e é possível adaptar para o seu negócio. 


Se o colaborador gasta 30 minutos, basta usar metade da base encontrada. Se ele gasta duas horas na produção, é preciso dobrar.


Outra forma de calcular é dividindo o salário pelo número de produtos que foram feitos. Assim, você encontra o valor-base da linha de produção.


Custos fixos e variáveis


Não se esqueça de colocar na precificação todos os custos fixos e variáveis que você tem, mesmo que eles não estejam diretamente relacionados aos produtos. É o caso de:


  • aluguel;

  • energia elétrica, água e fornecimento de gás;

  • impostos;

  • aquisição de equipamentos, como computadores, sistema de caixa para guardar o dinheiro, prateleiras, forno industrial, etc.


Esses valores, depois, devem ser divididos pelos produtos ofertados para chegar em uma média de custo.

Fórmula do preço ideal


Para chegar no preço a ser cobrado pelo produto, considere a fórmula abaixo:


valor bruto do produto + a base de hora do operacional definida + média de custos + porcentagem da margem de lucro = preço a ser cobrado por produto.


Colocando em valores apenas para exemplificar, o cálculo fica assim:


20 (valor bruto) + 15 (operacional) + 25 (média de custos) + 20% (margem) = 60 + 20% = 72


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