Voltar à visão geral do blog

Negócio 22/11/2021

Caldeira Industrial — Como Aplicar no Seu Segmento Industrial?

O que é caldeira industrial

Você sabe o que uma caldeira industrial e como ela pode contribuir para o seu segmento de atuação? Se a resposta for não, nós iremos te ajudar!


Esse maquinário tem como principal função aquecer líquidos ou gerar vapor para diferentes atividades, como alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos, entre outros.


Continue lendo este artigo para descobrir mais detalhes e como usá-la no seu segmento.


O que é caldeira industrial?


A caldeira industrial a vapor é um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, que pode ser utilizado para diferentes finalidades, como para fornecer vapor para as estufas de secagem de madeira, por exemplo. 


Ela surgiu por volta do século 17, quando Thomas Savery,  membro de uma conhecida família de Devonshire, no sudoeste da Inglaterra, patenteou um sistema de bombeamento de água que utiliza vapor como força motriz, em 1698. 


Mas, somente em 1880, Alan Stirling desenvolveu uma caldeira de tubos curvados, que é utilizada até hoje nas grandes indústrias.


Sendo assim, você pode utilizá-la para diversos objetivos e em qualquer segmento da indústria que você atuar, ou seja, desde pequenas siderúrgicas até grandes instalações industriais. 

 

Como usar a caldeira industrial no seu segmento?


Existem diversos tipos de caldeiras, que variam de acordo com o seu tipo de utilização. De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 13 (NR 13), do Ministério do Trabalho, classifica as caldeiras em três categorias:


  • categoria A: pressão operacional igual ou maior a 19,98 kgf/cm²;

  • categoria B: todas as caldeiras que não se enquadram entre 19,98 e 5,99;

  • categoria C: pressão operacional igual ou inferior a 5,99 kgf/cm² e volume interno menor ou igual a 100 litros. 



Além disso, é de extrema importância utilizar o combustível ideal para abastecimento das caldeiras, prezando pela qualidade, rendimento e mais economia, a fim de tornar as produções mais rápidas e mais eficientes. Sendo assim, o recomendável é a utilização de GLP.


As caldeiras industriais de GLP possuem um alto rendimento, acima de 90%, e são fabricadas para as capacidades de 300 a 5.000 kg/h de vapor.


Tudo dependerá do seu nicho de atuação e qual o tipo de produto que oferece. Sendo assim, é fundamental ter em mente quais as mais adequadas para a sua indústria.


Acesse o site da Supergasbras e adquira já o seu GLP  e garanta melhor custo-benefício para a sua indústria.