Voltar à visão geral do blog

Negócio 17/11/2021

Esterilização Com Calor Seco Ou Úmido — Como Fazer Com O GLP?

Como Fazer Esterilização Com Calor Seco Ou Úmido Com GLP?

Você sabia que é de extrema importância fazer a esterilização com calor seco e único usando GLP? É isso mesmo! Ele se mostra muito eficiente para eliminação completa — ou quase completa — de micróbios e resquícios de agentes contaminantes, como vírus e bactérias.


Por mais que a limpeza também contribua para a remoção desses microrganismos, sozinha ela não consegue descontaminar o objeto por completo, de modo que não tenha reprodução daquele parasita, mas com a esterilização isso é possível! 


Continue lendo este artigo para descobrir as características e qual a função de cada um dos tipos de esterilização. 


Esterilização com calor seco ou úmido — Quais as características?


Para que você entenda a diferença entre a esterilização com calor seco e úmido, é fundamental que você conheça cada uma delas e quais as suas funções dentro de cada categoria. Veja a seguir:


Esterilização com calor seco


A esterilização com calor seco é feita por meio da criação de uma estufa, flambagem ou incineração, que são ideais para limpeza de itens que podem ser danificados pelo calor úmido, como materiais termossensíveis ou que oxidam na água.


Este tipo de esterilização é feito por meio de condução de calor, ou seja, ele é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro, camada por camada, até que todo o objeto seja atingido pela temperatura certa.


A esterilização com calor seco requer um tempo de exposição maior, entre 1:30h a 3 horas e temperaturas mais altas do que aquela com calor úmido.


Esterilização com calor úmido


Já a esterilização com calor úmido é feita por meio de autoclavagem, fervura e, também, pasteurização, onde ocorre a desnaturação das enzimas e proteínas estruturais, levando à morte das células microbianas.


Este tipo de esterilização consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos, sendo em média 90 minutos de duração. 



Como fazer a esterilização com calor seco ou úmido usando o GLP?


Agora que você já sabe quais são as características da esterilização com calor seco e úmido, chegou o momento de descobrir como fazer isso com o GLP na indústria


Por contar com um poder calorífico superior a outras fontes de energia, como carvão e diesel, por exemplo, o GLP é capaz de alcançar altas temperaturas de forma mais rápida e com baixo consumo de energia. 


Além disso, ter uma fonte de calor é essencial no momento da esterilização, pois o uso de água quente e vapor é parte importante na descontaminação dos objetos.


Mas, para isso, é fundamental adquiri-lo em uma distribuidora que preza pela qualidade, pelo custo-benefício e pelo melhor atendimento ao cliente. 


Com a Supergasbras, você terá todos esses benefícios em um único lugar. Acesse o site e adquira já o seu GLP para a sua indústria.