Voltar à visão geral do blog

Negócio 02/08/2021

Esterilização na Indústria— O Que É e Como o GLP Pode Te Ajudar

esterilização - SupergasBras

A higiene é mais do que uma questão de boas práticas, pois também se trata de saúde pública. Uma indústria que conta com produtos e utensílios com potencial contaminável — como é o caso do ramo alimentício e de bebidas — precisa saber o que é esterilização e como ter esse sistema para garantir que os itens e ingredientes foram devidamente lavados.


Existem distintas técnicas para esterilizar no segmento industrial e de alimentos, mas o mais importante deles é com o uso do aquecimento de água com apoio do Gás LP. Continue lendo para saber mais sobre esse processo e entenda como manter a biossegurança no seu negócio!


O que é esterilização?


É importante saber o que é esterilização antes de buscar a implementação desse processo na sua indústria. Trata-se da remoção de forma completa de qualquer tipo de contaminação causada por agentes microbianos. Ou seja: resquícios de vírus, fungos, bactérias ou qualquer outro tipo de formas de vida que poderiam se proliferar e causar reações adversas.


É diferente da limpeza, pois o simples ato de lavar com água e sabão, por exemplo, remove a superfície e alguns desses organismos, mas não garante uma alta taxa de descontaminação. 


Deixar um utensílio estéril significa que a chance de sobrevivência dos agentes foi reduzida ao ponto de causar a chamada morte bacteriana. Além disso, há o interrompimento da habilidade de reprodução do microorganismo, de modo que, mesmo que ele permaneça no objeto, não conseguirá se proliferar. 


Na indústria alimentícia, por exemplo, é bastante comum usar o procedimento para manter a higiene e lavar talheres, pratos, panelas, caldeiras e outros utensílios. Aliás, também é, em parte, comum para a manipulação de determinados alimentos.


Como o GLP pode ajudar na esterilização?


Agora que já sabe o que é esterilização, é importante conhecer as vantagens do uso do GLP para os processos de higienização. Grande parte deles necessita de uma fonte de calor, pois o uso de água quente e vapor são parte importante na descontaminação dos objetos.


Alguns benefícios são:


Menor poluição


O Gás LP é uma fonte de energia limpa, de modo que a sua utilização não gera nenhum tipo de queima ou combustão que possa prejudicar o meio ambiente.


Poder calorífico


O GLP tem maior capacidade de atingir temperaturas mais altas em pouco tempo e com menor fornecimento de energia. Com esse potencial calorífico, você atinge os objetivos de higienização mais rapidamente e, ainda, economiza no consumo.


Depois de saber o que é esterilização, confira suas vantagens e como usar o procedimento de higienização em hospitais
!