Voltar à visão geral do blog

Negócio 10/11/2021

Usar Higienizador a Vapor Vale a Pena? Entenda!

Usar Higienizador a Vapor Vale a Pena? Entenda!

A limpeza é parte essencial do processo de produção de qualquer tipo de indústria. Entretanto, apesar de ser uma etapa essencial, é também uma das mais complexas, devido à quantidade de maquinários e espaços que devem ser limpos. Para facilitar essa fase, um higienizador a vapor é uma excelente alternativa.


Entenda, neste artigo, quais são as vantagens de adotar esse sistema na sua indústria ou empresa. 


3 vantagens de adotar um higienizador a vapor na sua indústria


O funcionamento de um higienizador a vapor é bastante simples. O equipamento precisa, basicamente, de duas coisas para operar: água e energia (que pode ser elétrica ou a gás). 


Nesse sistema, a água tem sua temperatura elevada entre 130º e 160º, sendo transformada em um vapor que é disparado em um jato com muita pressão. Sua utilização traz benefícios como eficiência e sustentabilidade no processo de esterilização.


Veja outras vantagens a seguir:


1. Economia de produtos químicos


Somente a pressão e a temperatura da água já são suficientes para eliminar ácaros, germes e fungos. Sendo assim, o uso de produtos químicos de limpeza não é obrigatório, sendo necessário somente em casos de sujeiras muito pesadas.


Dessa forma, há economia e maior rendimento desses compostos. 


2. Ecologicamente correta


Justamente por dispensar o uso de produtos de limpeza, o higienizador a vapor é mais sustentável do que outras alternativas. Esses compostos químicos, quando se misturam com a água, dificultam o seu tratamento posterior, atrapalhando o reaproveitamento do efluente.


Além disso, os vaporizadores utilizam uma quantidade de água muito inferior a uma lavagem tradicional. Por exemplo, uma limpeza convencional de um automóvel, utilizando mangueira, pode usar até 300 litros de água. Já com o higienizador a vapor, esse gasto pode ser reduzido para até 5 litros.  


3. Mais agilidade


Um higienizador a vapor otimiza o processo de limpeza, deixando-o mais rápido, pois exige menos mão de obra, bem como garante um resultado final mais satisfatório. 


A necessidade de ação mecânica (de ter que esfregar uma superfície, por exemplo), é praticamente eliminada, devido à pressão da água, o que acaba por diminuir também o tempo de limpeza.


Além dessas vantagens, o vaporizador pode valer ainda mais a pena especialmente quando funciona a gás.


Um dos principais argumentos contra a utilização desse equipamento é o gasto de energia para transformar a água em vapor, entretanto o uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) diminui esse custo, tornando-o a opção mais viável para a higienização de indústrias. 


Gostou de conhecer os benefícios de usar higienizador a vapor em indústrias? Então conheça o vaporizador atmosférico da Supergasbras, o Purevap. Ele utiliza a temperatura ambiente para fazer a transformação do elemento, diminuindo os custos significativamente.