Voltar à visão geral do blog

Negócio 29/09/2022

Contabilidade Gerencial — Saiba Como Fazer

Contabilidade Gerencial — Saiba Como Fazer

Está procurando por novas formas de otimizar o seu negócio e tomar decisões mais certeiras? Então adotar o conceito de contabilidade gerencial pode ser uma ótima alternativa para você!


Neste artigo, entenda do que ela se trata e como fazer.


O que é a contabilidade gerencial?


Esta é uma área da contabilidade que utiliza os dados financeiros para guiar as tomadas de decisões internas. Ou seja, além das obrigações contábeis regulares, acrescenta-se também à interpretação dessas informações por parte dos gestores.


Quais são as diferenças entre contabilidade gerencial e financeira? 


A principal diferença entre essas duas modalidades contábeis é a quem se destinam as informações recolhidas. 


A contabilidade financeira — que é a tradicional — é designada a agentes externos à empresa, como o governo e o fisco ou a possíveis investidores. A contabilidade gerencial, por outro lado, é focada nos gerentes internos da organização, a fim de lhes dar embasamentos para decisões. 


Além disso, por estar relacionada a exigências legais de prazos e padrões de análise, a contabilidade financeira é obrigatória. No caso da gerencial não há uma obrigatoriedade e o próprio negócio pode decidir com que periodicidade irá realizar essa análise e quais indicadores avaliar. 


Por que fazer contabilidade gerencial?


Ainda que não seja uma exigência, a contabilidade gerencial é uma excelente aliada na preservação da saúde do seu negócio. Ela utiliza o levantamento de dados contábeis para auxiliar diversos processos internos que trazem os seguintes benefícios:


1. Previsibilidade de caixa


A partir da análise das informações financeiras do seu negócio, é possível mapear sazonalidades, gargalos e outras questões que vão te ajudar a definir melhor o seu orçamento e direcionar a sua equipe. 


Por exemplo, se em uma época, a demanda é maior, então pode ser necessário investir mais recursos durante essa temporada.

 

2. Diminuição de desperdícios


Essa previsibilidade de caixa será fundamental para diminuir os desperdícios na sua empresa — que, a longo prazo, poderia gerar grandes prejuízos. Assim, você vai entender melhor como organizar seu estoque e quais recursos serão realmente necessários.


3. Maior controle financeiro 

 

Por fim, a contabilidade gerencial dará mais controle financeiro para a gestão do seu negócio. Isso vai dar uma visão mais ampla sobre o momento do negócio — se é hora de expandir as operações, por exemplo, ou contratar novos funcionários. 


Quer saber mais sobre administração e gerenciamento de negócios? Então baixe o nosso manual do empreendedor e veja algumas dicas!