Voltar à visão geral do blog

Negócio 16/09/2022

Princípios Da Contabilidade — Como Aplicar Na Rotina De Negócio?

Princípios Da Contabilidade — Como Aplicar Na Rotina De Negócio?

Conhecer os princípios da contabilidade é muito importante para proprietários de qualquer negócio, independentemente do segmento. Ainda que você conte com o auxílio de um profissional especializado, vale entender essas regras porque elas com certeza vão te ajudar na administração da empresa. 


Confira!


Os 7 princípios da contabilidade


Ao todo, são 7 os princípios da contabilidade estabelecidos por lei. Obrigatoriamente, eles devem ser seguidos pelos profissionais da área. Entretanto, ainda que você não seja um contador, eles são aplicáveis na administração de todos os negócios. 


Veja quais são eles, a seguir:


1. Entidade


O princípio da entidade define que existe patrimônio da empresa e patrimônio pessoal e que eles não devem ser misturados. Caso contrário, além da desorganização financeira, podem surgir problemas judiciais em casos de falência, por exemplo.


2. Continuidade


Esse princípio parte do pressuposto de que a empresa continuará existindo por tempo indeterminado no futuro. Portanto, a contabilidade deve considerar essa projeção posterior para garantir a segurança financeira e jurídica do negócio.


3. Prudência


Seguindo o princípio da continuidade, a prudência diz respeito a como considerar ativos e passivos sem superestimar entradas e subestimar saídas. Portanto, de acordo com ele, as receitas precisam ser mensuradas no menor valor e, as despesas, no maior. 


4. Oportunidade


Refere-se ao correto registro dos fatos contábeis, que devem ser íntegros, verdadeiros e realizados no momento em que acontecem. Esse princípio da contabilidade visa garantir a veracidade das informações, gerando confiabilidade para quem consultá-las.


5. Competência


Todas as transações devem ser registradas no período em que ocorreram, independentemente se o recebimento do pagamento ou a entrega do produto ou serviço será feita posteriormente. Isso é muito válido no caso de parcelamento, por exemplo. 


6. Registro pelo valor original


Todas as compras e aquisições do seu negócio devem ser registradas pelo valor da compra original no momento da aquisição.


7. Atualização monetária


Com o tempo, os valores registrados inicialmente sofrerão flutuações devido a mudanças na moeda e até da depreciação dos bens. Isso precisa ser contabilizado a fim de ajudar em decisões de venda de equipamentos ou aquisição de novos, por exemplo. 


Gostou de saber quais são os princípios da contabilidade? Quer continuar aprimorando seus conhecimentos em administração para melhorar o fluxo de caixa do seu negócio?


Então baixe o nosso manual do empreendedor com dicas práticas para enxugar gastos