Tipos De Gás — Como Escolher A Melhor Opção Para O Meu Negócio?
Adotar fontes de energia alternativas à eletricidade é uma excelente forma de reduzir custos da sua empresa. Pesquisas já apontaram que a substituição pode gerar até 40% de economia! Por isso, se você decidiu cortar gastos e otimizar a sua produção, vale conhecer os tipos de gás disponíveis para isso.
Leia o artigo e veja qual é a melhor opção para o seu negócio.
Tipos de gás mais comuns
Existem dois tipos de gás mais comuns no Brasil: o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e o Gás Natural (GN). Para decidir entre qual dos dois utilizar no seu negócio, vale conhecer as particularidades de cada um. Veja a seguir:
GLP
O GLP é o famoso “gás de botijão”. Ele é gerado a partir do processo de refinamento do petróleo cru — e é daí que vem o seu nome.
A sua forma de processamento facilita a sua transformação em líquido, de maneira que ele pode ser armazenado em botijões ou cilindros.
GN
Já o GN é popularmente conhecido como “gás encanado”. Edifícios e prédios mais novos costumam ter esse sistema. Nesse caso, a cobrança é feita como na conta de luz, e não por cilindro consumido.
Esse gás é decorrente da degradação de matéria orgânica no solo e é extraído, normalmente, de reservatórios profundos.
Qual é a melhor escolha para o meu negócio?
Na hora de tomar essa decisão, você pode analisar alguns pontos importantes sobre a viabilidade de cada opção. Você deve levar em consideração:
Custo de instalação
O gás natural tem um processo de instalação muito mais complexo do que o Gás Liquefeito de Petróleo, uma vez que exige uma rede de tubulação que leva o gás da central de distribuição até o local de utilização. Enquanto isso, para instalar o GLP, é necessário apenas uma área exclusiva para a colocação do cilindro e que se encaixe nas normas de adequação do ponto de gás.
Preço
O GLP costuma ter um preço mais em conta do que o GN porque recebe um subsídio da Petrobras.
Mas, além disso, o Gás Liquefeito de Petróleo tem um poder calorífico maior do que o Gás Natural. Ou seja, você precisaria de menos GLP para produzir a mesma energia que uma determinada quantidade de GN gera.
E aí? Conseguiu chegar a conclusão de qual desses tipos de gás é mais eficaz para o seu negócio?
O GLP é muito versátil e, com a Supergasbras, você nunca vai ficar na mão! Saiba mais sobre a utilização de gás para negócios!
