Super Blog

27Mar
3 Atitudes Sustentáveis Indispensáveis para Qualquer Hotel

categorias: Meu Negócio,Hotelaria,

 

A implementação de estratégias e atitudes sustentáveis dentro de um hotel é uma missão imprescindível para os gestores da área. Isso porque, além de reduzir custos desnecessários, ainda mostra a percepção do negócio em relação a importância de preservar o meio ambiente.

 

Para que isso seja possível, existem algumas atitudes sustentáveis essenciais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e inspire-se!

 

3 ideias de atitudes sustentáveis
Engana-se quem pensa ser extremamente complicado instaurar uma política sustentável no hotel. Existem, inclusive, atos simples que podem fazer toda diferença. Abaixo, listamos três exemplos incríveis e capazes de diminuir drasticamente os impactos ambientais e também as despesas.

 

1. Iluminação
O primeiro passo é trocar todas as lâmpadas amarelas por lâmpadas fluorescentes, já que são mais econômicas. Na maioria dos casos, os hotéis mais novos já são equipados com essa versão, porém, é interessante conferir e realizar o investimento. Outras atitudes sustentáveis envolvendo a iluminação são:

• instrução aos funcionários para que não deixem as luzes acesas desnecessariamente;

• pequenos avisos dentro dos quartos solicitando para que os hóspedes apaguem as luzes ao sair;

• luzes com sensores nos corredores — acendem quando alguém passa;

• ambientes com entrada de luz natural durante o dia.

 

2. Embalagens fixas
Grande parte dos hotéis disponibilizam para os hóspedes shampoo, condicionador e sabonete, certo? Para evitar o desperdício e diminuir a utilização de embalagens plásticas, aposte em embalagens fixas nos banheiros dos quartos. Assim, basta repor os produtos ao arrumar o cômodo.

 

3. Gás LP
O gás LP é uma maravilhosa alternativa econômica para hotéis, visto que ele reduz o gasto com energia, traz mais eficiência para a cozinha do negócio — chamas limpas, com altas e controláveis temperaturas —, aquecimento de água com maior vazão e sem ligação com a força elétrica. Além disso, é um método mais barato e com alto nível de higienização e esterilização, capaz de eliminar o risco de contaminação por fungos e bactérias.  

 

Do ponto de vista ambiental, por se tratar de um energético limpo, não tóxico — não contamina água e o solo — e reprimi a emissão de CO2, por isso seu impacto negativo é expressivamente menor.


Gostou de saber mais sobre atitudes sustentáveis para criar uma estratégia inteligente e frutífera para o seu hotel? Continue acompanhando o blog da Supergasbras e confira algumas ideias excelentes para auxiliar na sua administração.