Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Casa 16/06/2023

Aprenda a descartar corretamente os resíduos na sua residência

Aprenda a descartar corretamente os resíduos na sua residência

Você provavelmente já ouviu falar em sustentabilidade e em formas de aplicar este conceito na sua casa, não é? O problema é que muitas pessoas ainda não sabem como fazer esse processo de descarte corretamente e o que fazer com o lixo depois.


Por esse motivo, vamos ajudá-lo(a) a entender um pouco mais sobre este conceito mais sustentável e te ensinar a descartar corretamente os resíduos e também reduzir a produção de lixo, aproveitando-os de maneiras criativas. Ficou curioso(a)? Então dê uma olhadinha neste post.



Converse com a sua família


Apesar de ser uma dica simples, é fundamental que toda a sua família entenda o que você está propondo e estejam dispostos a colaborar com a solução. 


É fundamental ensiná-los dia após dia sobre a coleta seletiva, o descartamento correto, o reaproveitamento de alimentos, reciclagem, dentre outros assuntos. Assim, todos ficam na mesma página e, a sua casa, de fato se torna mais sustentável.


Separe 3 lixeiras para receber diferentes resíduos


Com a separação destes lixos, o encaminhamento para a reciclagem ocorre de forma mais rápida e eficiente. Isso facilita que indústrias e cooperativas do segmento reciclável peguem este material limpo e iniciem suas produções, fazendo com que o produto volte para a cadeia de consumo e gere menos resíduos no meio ambiente.


Então, para começar, separe três lixeiras que vão te ajudar no dia-a-dia. São elas:


Lixo Orgânico


Os orgânicos podem ser reciclados em casa por meio da compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e encaminhados para aterros.


Estes são alguns exemplos do que são resíduos de lixo orgânico:


  • Restos de alimento; como cascas de legumes, frutas, raízes, vegetais e folhas;

  • E outros tipos de resíduos de origem biológica.


Dica de ouro: Melhor do que separar e embalá-lo corretamente é praticar a reciclagem em casa. De repente, utilizando os ingredientes na preparação de novas receitas, na hortinha da sua casa ou até mesmo de maneiras nem um pouco convencionais (dê uma olhadinha neste artigo e saiba mais).


Material Reciclável 


Entre os materiais recicláveis mais comuns, estão as:


  • Garrafas PET, potes e embalagens de plástico e vidro;

  • Papel sulfite, jornais, papelão e revistas;

  • Embalagens de metal, como latinhas de refrigerante, e materiais de ferro

  • Sacos plásticos;

  • Canos de plástico ou metal;

  • Tecidos e artigos em couro;

  • Fios elétricos, pregos, parafusos 

  • E também alguns equipamentos eletrônicos como baterias, pilhas, aparelhos celulares antigos, computadores, impressoras e notebooks sem utilidade. Mas tem um porém…


Apesar de recicláveis, pilhas, baterias e outros materiais que contêm composição química dentro de suas carcaças, não podem em hipótese alguma serem descartadas de qualquer forma. Uma vez que são altamente contagiosos quando são descartados em locais inapropriados. Então para este tipo de produto, o fundamental é separá-los entre eles e buscar o devido descarte destes resíduos (muitas lojas de eletrônicos recebem materiais como estes).


Dica de ouro: Os itens recicláveis sempre devem ser higienizados, embalados em materiais também recicláveis antes de serem destinados para a reciclagem.


Material Não-Reciclável


É muito importante verificar cada elemento antes de realizar o descarte, pois muitas pessoas confundem o que é ou não reciclável. Confira abaixo o que não pode ser reaproveitado:


  • Papel carbono, papel celofane, etiquetas e fitas adesivas;

  • Fotografias;

  • Latas de tinta e verniz;

  • Copos, pratos e talheres descartáveis;

  • Bitucas de cigarro;

  • Papéis sujos e fraldas descartáveis;

  • Espumas, cabo de panela, esponjas de limpeza, embalagens de produtos tóxicos, esponjas de aço e embalagens metalizadas;

  • Vidros comuns, temperados e espelhos (inteiros ou quebrados);

  • Porcelana, cerâmica, cristais e também isopor.


Dica de ouro: Sempre que puder, separe também os resíduos úmidos (como papel higiênico, fraldas, absorventes, lenços usados e guardanapos, por exemplo) dos secos e, os perigosos (como vidros, porcelanas e cerâmicas) dos não-perigosos e embale-os em sacolas biodegradáveis para ajudar no descarte para o aterro.


Descarte adequado do lixo

Se não for possível fazer o transporte do material reciclável, é possível fazer contato diretamente com as cooperativas de catadores, eles podem fazer a coleta para você. 

 

Outra possibilidade é ficar atento aos dias de coleta feita nas ruas, pois os catadores sempre acompanham o calendário e passam horas antes nas vias programadas. Manter os resíduos separados facilita o recolhimento por parte dos catadores e preserva aqueles embalados para descarte.


Dica bônus:

Não sabe o que fazer com o óleo de cozinha que sobra? Uma boa ideia é colher o óleo utilizado, colocar em uma garrafa PET e guardar até que a garrafa fique cheia. 


Após isso, você pode levá-la em um Ponto de Entrega Voluntária, próximo à sua casa ou contratar o serviço de coleta em domicílio.



E aí, gostou do conteúdo? Gostaria de receber mais dicas como essa? Então acompanhe a Supergasbras nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e fique ligado em nosso blog para ficar sempre por dentro de todas as dicas desse universo. 


Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.