Voltar à visão geral do blog

Condomínio 07/10/2020

Como Tornar a Gestão de Condomínios Mais Tranquila?

como-tornar-gestao-de-condominios-mais-tranquila

Gestão de condomínios raramente é um assunto fácil. Um empreendimento como este funciona, basicamente, da mesma maneira que uma empresa e organizar todo o necessário para uma administração fluente pode ser uma tarefa árdua.

Porém, existem algumas atitudes que, quando tomadas, tornam-se facilitadoras em diversas situações e permitem que toda a gestão seja simplificada. Veja dicas neste artigo e fique mais tranquilo ao administrar o condomínio!

Faça uma gestão de condomínio amigável

O ambiente condominial pode ser estressante para todos. São muitas decisões a serem tomadas e, às vezes, situações emergenciais podem tirar o sono quando se leva uma vida de síndico e até mesmo dos moradores.
 
Para que sua gestão de condomínio seja mais sossegada, evite deixar que os problemas da administração influenciem na relação diária com os condôminos e funcionários.
 
Você deve ser visto como alguém com quem podem contar. Distanciá-los só tornará tudo mais difícil.

Demonstre segurança

É imprescindível que você, como síndico, tenha plena certeza do que está fazendo em todos os momentos nos quais for acionado.

Mostre que sabe administrar e explique as razões pelas quais age dessa maneira. Estudar materiais como o código civil e livros a respeito de administração de condomínios pode ajudar.

Ao demonstrar segurança, os moradores entenderão que estão em boas mãos e que você, sem dúvidas, sabe o que está realizando e pode melhorar a vida no condomínio com uma gestão de sucesso.

Realize reuniões periódicas com a equipe de gestão

A gestão de condomínio não precisa ser realizada somente pelo síndico. É necessário também eleger o conselho fiscal e o subsíndico. Estes, que serão responsáveis pela administração junto com você, devem estar a par de tudo o que acontece.

Para que isso seja possível e não haja nenhum problema em caso de ausência do síndico é importante realizar reuniões periódicas com toda a equipe de gestão.

Tudo deve ser explicado e os maiores problemas, pautados. Assim, ninguém ficará desinformado sobre novas medidas e podem ajudar a escolher até o prestador de serviço ideal para algumas tarefas.

Com relação à frequência das reuniões, o mais indicado é que sejam feitas mensalmente, mas existem casos em que um encontro trimestral é o suficiente.

Controle o caixa

Um condomínio operando no vermelho é um alarme constante na cabeça do síndico e do conselho. Por isso é necessário ter um bom controle de entradas e saídas do caixa.

Registre todas as despesas devidamente e monte o demonstrativo que será apresentado na assembleia.

Além disso, é importante medir quais manutenções são necessárias e evitar os supérfluos. Ainda que a administradora faça um bom controle, ter seu próprio é sempre uma vantagem!

Estude leis e as melhores práticas de gestão

Parece um pouco de exagero pedir que você estude para fazer uma gestão de condomínio mais eficiente. Porém, é fato que saber as regras ajuda e muito a identificar e evitar problemas.

Não é o caso de dedicar muito tempo a isso, mas é bom entender um pouco do Código Civil e de como algumas leis ali são aplicadas à Convenção, até mesmo para fazer possíveis revisões do documento.

Estimule sua equipe a fazer o mesmo, ou até ofereça alguns “workshops” sobre isso, se houver interesse. Fato é que, ao entender melhor toda a organização legislativa e dominar a Convenção, você falará a respeito dos assuntos com muito mais credibilidade, e todos levarão mais à sério suas colocações em assembleias sobre diversos aspectos.

Aproveite as dicas para ter uma boa gestão de condomínio e confira mais artigos sobre o tema no blog da Supergasbras!