Voltar à visão geral do blog

Condomínio 18/07/2018

Dicas Para Síndicos — 6 Recomendações Essenciais

6 Dicas que Todo Síndico Deve Seguir para uma Gestão de Sucesso

Administrar um condomínio não é uma tarefa nada simples. Por isso, antes de assumir essa responsabilidade, é importante analisar algumas dicas para síndicos que podem facilitar sua atuação no dia a dia.


Para que seja um bom gestor, além de observar de antemão se possui todas as características exigidas para o cargo, é preciso compreender de forma clara toda a convenção e o regimento interno do prédio.


Neste artigo, trouxemos algumas informações e recomendações para te ajudar nessa tarefa. Confira!

Quem pode ser síndico?


Antes de ver as dicas para síndicos, é importante saber quem pode exercer esse cargo. Por lei, pode ocupar essa função qualquer pessoa eleita em assembleia, podendo ou não ser um condômino. 


Entretanto, desse indivíduo são exigidas algumas características, como:


  • ter tempo livre para realizar as atividades referentes ao cargo;

  • ter amplo conhecimento sobre o condomínio e sua necessidades, bem como do regimento interno dele;

  • compreender os artigos da lei condominial.


Mas, além desses requisitos obrigatórios, é interessante que ele também tenha algumas outras habilidades. Por exemplo:


  • boa capacidade de comunicação e gerenciamento de crises;

  • ter domínio de áreas como administração, contabilidade e finanças;

  • ter empatia;

  • ser organizado.


Ter essas competências, já é meio caminho andado para ter uma gestão de condomínio mais tranquila. Mas ainda é válido seguir as dicas para síndico. Elas vão te ajudar a organizar e colocar toda a sua capacidade em prática e no máximo potencial.

Dicas para síndicos


Como dito anteriormente, antes de iniciar a jornada como síndico, é importante ter atenção aos diversos aspectos que envolvem a administração de um condomínio com um todo, seja no quesito legal ou na convivência com os moradores. 


1. Conheça a legislação


É fundamental que o síndico tenha total domínio e entendimento sobre direito condominial. Dessa forma, além de evitar problemas com multas e fiscalizações, a tomada de decisões se torna mais certeira e respaldada, evitando problemas com os condôminos.


2. Conheça bem seu condomínio


Uma gestão de sucesso é baseada na busca por soluções eficazes para as principais questões do condomínio, a fim de manter a boa convivência. Por isso, um síndico precisa ter propostas de valor e, para isso, deve conhecer as reais necessidades dos condôminos.


Dessa forma, é importante mapear os problemas mais comuns no condomínio e entender as características do ambiente e dos inquilinos para propor ideias adequadas e executáveis.


3. Tenha um diálogo amigável com os moradores


Para conhecer o condomínio e mapear as principais queixas de moradores, é importante que o síndico tenha uma boa relação com os condôminos, mantendo o diálogo aberto. Além disso, um tom de conversa amigável e saudável facilita a administração de conflitos em casos de desentendimentos entre os residentes.


Portanto, saiba escutar e preparar com bons argumentos às razões de suas decisões.


4. Mantenha as contas organizadas


Uma das tarefas que costuma levar mais dor de cabeça aos síndicos é a prestação de contas do condomínio, afinal, todos querem saber em que está sendo revestido o dinheiro pago pelo espaço. 


Por isso, é importante manter a organização, tendo o fluxo de entradas e saídas bem mapeado. Além disso, o síndico também deve criar uma reserva de emergência para casos de urgência ou imprevistos e ainda fazer uma previsão de custos


Por fim, antes de contratar qualquer serviço ou começar uma obra, vale fazer orçamentos com diversos fornecedores, a fim de promover economia. Mas, lembre-se: não deixe de avaliar tanto o preço quanto a qualidade dos serviços para escolher o prestador de serviços ideal.


5. Invista em auxílio profissional


Hoje em dia, os condomínios são tratados como empresas junto aos órgãos fiscalizadores. Assim, contar com a assessoria de uma entidade que seja especialista em administração condominial é fundamental para manter o controle e a organização da parte financeira, judicial e administrativa.


6. Mantenha as demandas bem organizadas


As responsabilidades de um cargo de gestão são muitas, por isso, é comum que algumas das tarefas diárias acabem esquecidas. Por este motivo, a fim de não se perder nas obrigações, uma das dicas para síndico mais importantes é manter um calendário marcando os compromissos que tem periodicamente, sejam diários, semanais ou mensais. 


Isso pode ser feito através de agendas, aplicativos de celular ou checklists, por exemplo.


Para te ajudar ainda mais em uma das atribuições mais importantes de um síndico, e que deve ser realizada regularmente, preparamos esse checklist de manutenção predial. Confira!