Voltar à visão geral do blog

Negócio 09/12/2019

Como Aumentar o Índice de Lucratividade em Seu Supermercado

como-aumentar-indice-de-lucratividade-em-seu-supermercado

O índice de lucratividade é uma métrica que diz muito a respeito dos resultados do supermercado. É importante acompanhá-lo, principalmente, porque se relaciona diretamente ao retorno sobre os gastos do estabelecimento.

Ele é um bom termômetro para ter noção de certos aspectos operacionais do comércio, e aumentá-lo envolve muitas variáveis que merecem sua atenção. Confira neste artigo algumas dicas e entenda!

Como é calculado o índice de lucratividade?

Para calcular o índice de lucratividade, também chamado de ROS — retorno sobre vendas —, é crucial mensurar alguns resultados e ter conhecimento a respeito da receita líquida obtida pelo estabelecimento. Esses dados devem fazer parte do relatório gerencial de seu negócio!

O cálculo se dá por meio da divisão do lucro líquido anual (ou do período estimado) pela receita total. Esse número, então, deve ser multiplicado por 100. Em suma, ele mostra qual porcentagem de tudo o que foi recebido realmente transformou-se em lucro.

Como aumentar essa métrica de lucratividade?

Ampliar o índice de lucratividade não envolve somente aumentar a margem de lucro, mas também rever aquilo que afeta diretamente as entradas e saídas do fluxo de caixa do estabelecimento. Veja algumas dicas:

Reveja acordos com fornecedores

Após certo tempo, contratos com fornecedores de diversos serviços e/ou produtos podem deixar de ser vantajosos. Dessa maneira, é importante revê-los para reduzir os custos e otimizar a gestão de compras.

Apostar em perfis automáticos de fornecimento de gás ou outros insumos, por exemplo, pode fazer com que o custo com a armazenagem seja reduzido, além de evitar desperdícios que afetariam os gastos do estabelecimento.

Aumente a receita

Ampliar a receita ou a margem de lucro do supermercado não é sinônimo de aumentar os preços, e sim de arranjar formas diferentes de aumentar as vendas.

Invista em serviços variados, técnicas de trade marketing efetivas, como a venda cruzada e uma boa exposição dos produtos no ponto de venda. Ampliar o consumo e/ou trazer novos clientes é ainda mais importante do que aumentar a receita obtida por produto!

Gostou de saber mais sobre o índice de lucratividade e como aumentá-lo para trazer ainda mais resultados positivos para o seu supermercado? Confira mais detalhes sobre o tema nos artigos do blog da Supergasbras!