Controle De Estoque De Restaurante — Como Armazenar Alimentos Perecíveis?
Fazer o controle de estoque de restaurante é fundamental para quem trabalha nesse segmento, porém pode ser uma tarefa complicada se você não seguir um planejamento para gerenciar o inventário corretamente.
Por exemplo, é necessário saber quais produtos foram comprados em excesso ou itens que estão faltando, a data de validade de todos os ingredientes, perdas e extravios, embalagens e muito mais.
Continue lendo para saber como armazenar os alimentos da forma correta!
Como fazer o controle de estoque de restaurante?
Para o controle de estoque de restaurante, primeiramente, é preciso classificar todos os alimentos e produtos do inventário. Uma maneira simples de fazer isso é organizar os itens por categoria. Por exemplo, separe por: frutas, legumes, grãos, temperos, carnes e bebidas. A partir disso, você pode criar subcategorias para tornar o armazenamento mais específico.
Veja algumas dicas para fazer esse controle e armazenar corretamente os alimentos, principalmente os que são perecíveis.
1. Controle de quantidade
É fundamental registrar quais são os itens com mais saída e os que ficam armazenados por mais tempo. Dessa forma, você saberá quais alimentos deve priorizar, evitando a escassez ou acúmulo desnecessário. Por exemplo, um problema muito comum do estoque de alimentos perecíveis é o desperdício ao comprar mercadorias em excesso dos fornecedores. Isso acaba gerando muito produto parado, o que pode gerar perdas por vencimento da validade.2. Limpeza do ambiente
Esse fator é tão fundamental e básico que deveria ser óbvio, mas é importante frisar: a limpeza e a organização são indispensáveis, principalmente ao lidarmos com alimentos.
Dicas de boas práticas de limpeza que o seu restaurante deve fazer:
-
não deixar os produtos no chão;
-
manter as embalagens sempre bem fechadas;
-
limpar periodicamente o estoque;
-
não deixar o lixo perto de onde ficam os alimentos;
-
seguir as regras da Vigilância Sanitária.
3. Monitoramento da temperatura
Muitos alimentos perecíveis precisam ser refrigerados, portanto acompanhar a temperatura do estoque garante o armazenamento correto e a segurança alimentar. O controle também evita que os alimentos estraguem, pois ajuda na conservação. Utilize sensores capazes de monitorar e armazenar dados para garantir que os produtos fiquem em bom estado. Além de armários nos estoques, é indicado ter ao menos um freezer e uma geladeira para guardar os itens.
Essas são algumas das dicas para o controle de estoque de restaurante. Leia também o artigo sobre Como Montar uma Cozinha de Hamburgueria e Garantir Economia com o GLP!
