Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Negócio

Indústria De Base — Como O GLP Pode Aquecer O Setor?

O uso de GLP pode ser especialmente benéfico para a indústria de base. Esse segmento, também conhecido como “indústria pesada”, demanda muita energia para fazer a extração da matéria prima em seu estado bruto e a transformá-la em produtos para outros setores. 


Neste artigo, entenda como a utilização de gás pode otimizar a produção nessa área e por que o GLP deveria ser adotado. 


Consumo de energia elétrica na indústria de base


Atualmente, no Brasil, o setor que mais consome energia elétrica do país é o industrial — quase 40%, conforme uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás. Dentro desse percentual, a maior responsável por essa demanda é a indústria de base. 


Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as indústrias metalúrgicas e minerárias são as que mais consomem energia. 


Como resultado disso, de acordo com um levantamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), esse gasto com energia representa até 70% do valor de um produto em indústrias pesadas, como a de alumínio e ferro Em outros tipos de indústria, esse valor é de 20%.


Sendo, portanto, um dos setores que mais consome energia e que mais influencia no preço de bens de consumo, adotar soluções alternativas é uma excelente ideia — ainda mais considerando o aumento no custo da energia elétrica, um dos motivos do déficit orçamentário em indústrias


Nesse cenário, o GLP oferece diversas vantagens para a indústria de base. 


Vantagens do GLP para a indústria de base


A principal vantagem do GLP para a indústria de base é a economia com energia. De acordo com o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), o uso de gás pode representar uma economia de 30% a 40% na produção.


Considerando a influência do gasto com energia no valor do produto final, essa substituição contribuiria para diminuir significativamente o seu preço, aquecendo o mercado, deixando-o mais competitivo. 


Além disso, o GLP tem alto poder calorífico — maior do que a energia elétrica e outras fontes. Na prática, isso significa que é preciso menos gás para realizar mais processos. Sendo assim, seu uso otimiza a produção. 


Adotar o GLP é fundamental para alcançar a eficiência energética em indústrias pesadas. Entre em contato com a equipe de atendimento da Supergasbras e veja como fazer a instalação.