Gás A Granel É Mais Barato? Entenda Quando Usá-lo
Está pensando se realmente o gás a granel é mais barato do que outras opções energéticas no mercado? Anda se questionando se essa escolha é, de fato, mais eficiente, portanto, melhor para o caixa do seu negócio?
Então leia este artigo e entenda mais sobre o preço do produto!
Gás a granel é mais barato?
O gás a granel é aquele transportado em cilindros e tanques. Essa é a forma de distribuição do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) — o famoso gás de cozinha. Outros tipos de gás, como o natural, são fornecidos por redes de dutos subterrâneos.
Quando falamos de comparação de preço e se o gás a granel é mais barato, a resposta é depende.
Antes de definir isso, é importante considerar não só apenas os valores em si, mas o custo-benefício de cada opção.
Quais fatores influenciam no preço do GLP?
Primeiramente, é preciso entender como esses preços são calculados.
No Brasil, o GLP pode ser vendido por companhias privadas, como a Supergasbras, que tem direito a precificar os produtos de acordo com a livre concorrência do mercado. Entretanto, os valores praticados por essas distribuidoras seguem as variações do preço estabelecido pela Petrobrás, empresa estatal brasileira faz a revenda desse produto.
Como essa é uma companhia de ações majoritárias do Governo Federal, a venda de GLP recebe incentivos fiscais e, portanto, tem custos menores no país.
Além disso, outros fatores que também refletem no preço são as despesas com as embalagens de gás a granel e transporte desses cilindros — o que pode gerar variações de estado para estado, por exemplo.
Vantagens do gás a granel
O gás a granel é mais barato porque, além dos incentivos estatais para a sua distribuição, tem excelentes custos-benefícios que, a longo prazo, representam grande economia com o GLP.
-
maior poder calorífico: seria necessária uma maior quantidade de Gás Natural ou de eletricidade para gerar a mesma potência energética que uma quantidade menor de GLP produira;
-
versatilidade: uma vez instalado, o gás a granel pode ser utilizado para diversas funções diferentes;
-
capilaridade: por não depender de dutos e redes de distribuição para chegar até o local de uso, há mais facilidade da sua chegada em lugares distantes.
Além disso, o GLP permite maior controle sobre o uso, e tem um custo de instalação inferior aos dutos de GN.
Quer saber mais sobre os custos de instalação e manutenção de gás a granel para o seu negócio? Então entre em contato com a Supergasbras e peça um orçamento!
