Voltar à visão geral do blog

Condomínio 08/06/2020

4 Dicas para Gerenciar a Alta do Consumo de Gás no Condomínio

pilha de moedas diagramas estatistico

Com a situação de isolamento social causada como medida para evitar a propagação do novo coronavírus, muitas pessoas estão em casa durante todo o tempo. Sendo assim, é inevitável que utilizem mais recursos diariamente e o consumo de gás, energia elétrica e água, principalmente, podem sofrer aumentos.

Esse cenário pode, à primeira vista, parecer difícil de controlar. Entretanto, de modo geral, existem maneiras de lidar com essa ampliação sem perder a mão no gerenciamento das despesas. Veja algumas dicas!

1. Controle o consumo de gás mensalmente

Ter uma noção completa do consumo mensal de gás no condomínio é essencial. Em um caso como o da crise pela qual passamos, com um aumento nesse número, passa a ser ainda mais importante.

Acompanhando com cautela esses dados, você poderá entender de fato qual foi a ampliação no uso desse recurso e, assim, saber como isso impacta nas despesas.

Além disso, ainda que seja um cenário com individualização por unidade, vale sempre conscientizar os condôminos sobre o uso responsável. Assim, eles também terão uma redução nos pagamentos, que é importante em meio a uma situação financeira incerta.

2. Aposte em opções mensuráveis de consumo

Gerenciar com eficiência o consumo de gás natural encanado, por exemplo, é difícil. Isso porque não há um limite no fornecimento que ajude a calcular uma alta no uso.

Assim, a melhor maneira de ter esse controle em mãos é buscar formas mensuráveis de distribuição, como o GLP. Por ser fornecido em tanques e abastecido conforme a necessidade, é possível manter as despesas e os números de consumo em um nível mais previsível e já se programar para evitar a falta de fornecimento.

3. Redirecione as despesas

Como a alta no consumo é algo natural em uma situação de crise como essa, não há como questionar certos aumentos. O melhor a fazer é aceitar, entender que ocorrerá e já se planejar redirecionando certos gastos.

Um exemplo: ninguém usará a piscina ou áreas comuns de lazer com frequência nesse momento, correto? Então vale a pena tirar parte do que seria investido na manutenção desses locais e evitar algumas obras para, então, cobrir os gastos com o consumo de gás incomum.

Essa prática evita rateios extras, que podem desgastar bastante a relação entre o síndico e os moradores.

4. Aponte altas excessivas no consumo

Com um bom controle do consumo de gás no condomínio é possível verificar e comprovar se alguma unidade está extrapolando no uso dos recursos. Isso pode envolver até mesmo algumas pesquisas ocasionais feitas entre os condôminos.

Nesse caso, cabe ao síndico tentar uma conversa com o condômino para entender as razões daquele consumo excessivo. E, claro, em situação de reincidência ou negligência por parte do morador, entrar com as medidas cabíveis na Convenção e/ou no Código Civil.

Conheça as soluções da Supergasbras e facilite o controle do consumo de gás em seu condomínio!