Voltar à visão geral do blog

Condomínio 23/07/2021

Por que a Individualização de Gás em Condomínio é Tão Importante?

individualizacao_de_gas_de_condominio - SupergasBras

Para condomínios, sempre foi comum o rateio do valor total de certas contas entre todos os condôminos, por isso, a individualização de gás vista como uma vantagem pode parecer um choque.

A questão é que, apesar de parecer a melhor maneira de solucionar o problema da divisão, ratear as despesas causava certos conflitos e um aumento significativo nos valores pagos por alguns dos moradores. Quer saber mais sobre isso e porque a individualização é tão eficiente? Confira neste artigo!

Por que apostar na individualização de gás em condomínio?

A individualização de gás em condomínio foi pensada, primeiramente, para facilitar a localização de problemas na instalação. Porém, após pouco tempo de uso da solução, ela passou a ser a melhor escolha para qualquer condomínio.

Uma das principais vantagens notada logo no momento da instalação, é que como cada condômino paga somente o que utilizar, não existe o risco, como anteriormente, de fazer o pagamento das despesas de um inadimplente, o que é, até certo ponto, injusto.

Além disso, a individualização oferece muitas outras vantagens:

Mais autonomia e independência nos gastos

Com os valores rateados, era praticamente impossível de o condômino saber ao certo o quanto estava gastando de gás em sua casa, o que tornava consequentemente impraticável qualquer tentativa de redução particular de custo.

Estando individualizada, a distribuição do gás é muito mais justa e controlável por parte do usuário. Ao receber o boleto todos os meses, é possível verificar se o gasto foi alto ou não e pensar em soluções de redução para a família, sem nenhuma relação com o uso dos outros moradores.

Isso também traz outros benefícios, dessa vez relacionados à convivência — um dos maiores problemas em condomínios. A questão dos pagamentos injustos devido ao rateio causa, constantemente, discussões em assembleias e reuniões. Com o gás monitorado por unidade, esse é um tema que não será mais pauta para conversa.

Segurança

Com o uso individualizado, o gás passa a ser uma fonte de energia mais interessante para o morador, que agora pode aproveitar os benefícios da instalação de maneira controlada e precisa.

Com o GLP canalizado, todo e qualquer condômino que optar por utilizar aquecedores, fogões e outros aparelhos por meio da energia do gás poderá se valer das vantagens.

Economia

O abastecimento a granel do GLP oferece muito mais economia para o condomínio e para os moradores, que podem evitar o gasto excessivo da energia elétrica e apostar no consumo de gás em suas casas, tudo controlado pelas contas individuais.

Tranquilidade na gestão

Com a conta sendo quitada por rateio, o síndico tem uma responsabilidade muito maior sobre o pagamento dos condôminos. Afinal, cabe a ele a verificação das despesas, a cobrança dos inadimplentes e todos os detalhes referentes ao fornecimento.

Quando o consumo é individualizado, ele somente precisa tomar conta dos relatórios enviados pelo fornecedor e cuidar para manter o abastecimento em dia, evitando a falta de GLP. Assim, a gestão se torna muito mais tranquila!

Individualizar gás em condomínio melhora a identificação de falhas


Nem sempre é rápido identificar o vazamento de gás no condomínio, mas uma boa forma de manter o controle é prestando atenção no consumo. Se a conta de gás vier muito alta, isso pode ser um sinal de que há algum problema na instalação.

Porém, com a conta generalizada, um breve aumento causado na canalização de um só apartamento pode não fazer tanta diferença no valor total. Com a individual, porém, essa identificação ocorre mais rápido.


A Supergasbras, oferece soluções completas de gás para condomínios, com eficiência e segurança, além da total garantia de abastecimento sempre que necessário.

Conheça mais sobre as vantagens da individualização de gás em condomínio e veja as soluções da Supergasbras!