Como Evitar Vazamento De Gás Em Condomínio?
A fim de garantir a segurança de moradores e trabalhadores de um condomínio, é fundamental saber como evitar vazamento de gás. Essa situação é muito perigosa, pois pode levar a incêndios capazes de destruir os prédios e apartamentos.
Neste artigo, veja como evitar esse problema!
Como evitar vazamento de gás?
A maioria dos vazamentos de gás em condomínios acontece por erros na instalação, posicionamento inadequado dos cilindros e desgaste no sistema de distribuição.
Por este motivo, na hora da instalação do sistema de gás, deve sempre haver o parecer de um profissional. Essa consultoria evita que haja um erro logo no início do processo, o que pode gerar uma reação em cadeia no futuro, afetando toda a integridade do sistema.
Sendo assim, ele vai ditar as melhores escolhas em relação à tubulação e distribuição do produto pelas unidades, considerando alguns pontos de atenção.
1. Seguir as normas técnicas
A instalação de sistemas de distribuição de gás em condomínios é regulamentada por algumas normas técnicas que devem ser respeitadas tanto no planejamento quanto na execução do trabalho.
As principais regras sobre esse procedimento são as:
-
ABNT NBR 15526 — Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais — Projeto e execução;
-
ABNT NBR 13103 — Instalação de aparelhos a gás para uso residencial — Requisitos;
-
ABNT NBR 13523 — Central de gás liquefeito de petróleo – GLP.
2. Observar a disposição das tubulações
Por ser altamente inflamável, o local escolhido para a instalação de gás precisa ser bem ventilado e com boa circulação de ar, para evitar o acúmulo de gás em caso de vazamento.
Além disso, as tubulações também devem ficar distantes de instalações elétricas, pois, neste caso, qualquer faísca poderia gerar um incêndio.
Por fim, o encanamento não pode sofrer impactos ou vibrações. Para isso, também devem ser tomadas medidas que evitam a sua corrosão.
3. Realizar testes de estanqueidade
Os testes de estanquidade devem ser realizados logo após a completa instalação. Dessa forma, há a garantia prévia de que não existem vazamentos e, caso haja, dá tempo hábil de corrigir antes de tomar grandes proporções.
4. Fazer manutenções preventivas
A manutenção preventiva periódica é uma das melhores maneiras de evitar vazamento de gás. Ela constatará, entre outros detalhes, possíveis desgastes e pontos de ferrugem na tubulação e a falta ou deterioração de válvulas e pintura.
Assim, a troca ou reparo dos equipamentos pode ser feita com antecedência, evitando que cause um vazamento que possa colocar em risco os moradores e funcionários do condomínio.
Além disso, o síndico deve combinar também com o fornecedor de gás uma vistoria anual de toda a central, incluindo medidores. Os ramais podem ser verificados a cada três anos.
5. Conscientizar os moradores
A conscientização e a educação dos condôminos a respeito das melhores práticas em casos de vazamento pode evitar problemas maiores — ou o início de uma complicação. O ideal é dar aviso sobre:
-
fechar o gás quando estiver fora por uma temporada;
-
evitar acender lâmpadas ou utilizar eletrodomésticos em caso de suspeita de vazamento;
-
fazer o teste da esponja ao menor sinal de vazamento;
-
verificar o estado do botijão e do lacre;
-
nunca colocar o botijão deitado durante a instalação de gás no apartamento.
Como identificar vazamento de gás e o que fazer?
Identificar um vazamento de gás nem sempre é fácil, uma vez que o material é invisível e silencioso. Mas, por outro lado, ele libera odor. Esse é o principal sinal. Mas, além disso, outra forma de perceber isso seria identificar inconsistências no cálculo de consumo de gás.
Em caso de vazamento, a quantidade de gás e valor serão mais altos, mesmo em condições padrão.
Notada essas incoerências, é recomendado chamar a fornecedora de gás imediatamente para que o problema seja verificado e resolvido.
Conte com a equipe da Supergasbras!
A Supergasbras é uma das principais fornecedoras de gás do Brasil. Fazemos parte do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de GLP, e que tem mais de 100 anos de atuação no setor de energia.
Ao nos escolher como abastecedor do seu bar ou restaurante, você conta com:
-
assistência técnica 24 horas;
-
consultores especializados;
-
segurança e manutenção;
-
garantia de abastecimento.
Entre em contato com a nossa central de atendimento e peça uma avaliação!
