Voltar à visão geral do blog

Condomínio 15/11/2021

Instalação de Gás em Apartamento? O Que Fazer Para Ter GLP no Condomínio

Que o GLP é a melhor opção para quem busca praticidade, economia e bom aproveitamento, isso não é uma dúvida, mas você sabe como é feita a instalação de gás em apartamento? 


Essa é uma dúvida muito frequente entre os moradores e síndicos de diferentes condomínios e que precisa ser sanada, a fim de diminuir os custos e melhorar a agilidade de reabastecimento. 


Para saber como obter o GLP no condomínio, bem como os benefícios de tê-lo nos apartamentos, continue lendo este artigo e descubra. 


Benefícios da instalação de gás em apartamentos


Além das vantagens já citadas do uso do GLP em condomínios — como a praticidade e a economia —, existem outros pontos altamente benéficos de fazer  instalação de gás em apartamentos. 


Para que não reste dúvidas sobre essa escolha, conheça as vantagens  a seguir:


  • maior segurança: com o GLP instalado, será dispensado o uso do botijão interno, evitando possíveis acidentes;

  • mais conveniência: pois os moradores não precisarão fazer a compra e troca periódica dos botijões;

  • melhor custo-benefício: o GLP possui maior rendimento e baixo custo, ou seja, é possível utilizá-lo por mais tempo e gastando menos;

  • flexibilidade de contas: podendo ser feita tanto individualmente ou uma conta coletiva, dividindo os custos, conforme combinado com os moradores. 


O que é preciso para fazer a  instalação de gás em apartamentos?


O primeiro passo para ter a instalação de gás, é se basear em um projeto feito por um profissional da área, a fim de garantir a segurança de todos que estão no local. 

 

Entre os fatores abordados por esses profissionais — podendo ser a própria empresa fornecedora do gás, estão:


  • a planta do condomínio;

  • o espaço disponível para a instalação do gás;

  • a demanda do gás que será utilizado;

  • se está longe de tomadas e fios;

  • entre outros. 


Além disso, é fundamental que o GLP seja instalado na área externa dos apartamentos, ou seja, onde há maior circulação de ar. Essa é uma norma estipulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Corpo de Bombeiros Estadual. 


Sendo assim, instalações subterrâneas ou salas fechadas são proibidas, pois podem acarretar graves acidentes. 


Por fim, é essencial que o condomínio seja responsável pelos cuidados necessários feitos na instalação do gás. É o síndico que irá entrar em contato com a empresa que realizou o serviço para fazer visitas periódicas e manutenções, caso sejam necessárias. 



Percebeu como vale a pena a instalação de gás em apartamentos? Acesse o site da Supergasbras e saiba como implementar no seu condomínio.