Voltar à visão geral do blog

Condomínio 31/05/2021

Conta de Gás Muito Alta no Condomínio — Dicas Para Gastar Menos no Fim do Mês

Conta de Gas Muito Alta no Condominio Dicas Para Gastar Menos no Fim do Mes

As variações no preço do petróleo têm gerado efeitos, também, para o abastecimento do GLP nas residências dos brasileiros. Então, se você percebeu que está recebendo conta de gás muito alta, é importante saber como gastar menos no fim do mês para não pesar em seu orçamento.


Veja só o que fazer para economizar no consumo!


Saiba como economizar e evitar a conta de gás muito alta


Com a chegada de meses mais frios, como outono e inverno, é normal que o consumo do combustível aumente em condomínios, já que ele é a principal fonte de energia para equipamentos de aquecimento. 


Porém, se você acha que tem a conta de gás muito alta, é importante reavaliar alguns hábitos diários para entender de que maneira é possível reduzir esse preço. Veja só as dicas a seguir:


1. Verifique a qualidade dos equipamentos a gás


Antes de tudo, veja se os equipamentos que você tem em casa estão funcionando corretamente ou bem instalados. O fogão e o aquecedor a gás para apartamentos podem acabar com um sistema deteriorado com o tempo de uso. 


Verifique, por exemplo, se a vedação do forno está ocorrendo da forma esperada, ou se ela permite que o gás escape enquanto você está assando alguma coisa. Também veja se os aparelhos estão bem conectados ao encanamento.


Caso eles já estejam relativamente velhos, considere trocá-los para evitar uma conta de gás muito alta.


2. Faça vistoria para identificar vazamentos


Caso o salto de preço tenha sido repentino, também existe a possibilidade de ocorrer o vazamento de gás. Isso, além de trazer prejuízos para o seu bolso, também é extremamente perigoso, pois pode causar acidentes graves.


Se suspeitar que esse é o problema, chame um profissional especializado para fazer a avaliação dos níveis de gás.


3. Tenha maior organização para cozinhar


O ajuste de algumas práticas na hora de cozinhar também ajudam a melhorar o consumo de gás, sabia? Por exemplo, aproveite o forno ligado para assar mais de um alimento.


Outras dicas são colocar leguminosas de molho um dia antes e fazer cortes menores de carnes e vegetais. Isso contribui para tornar o tempo de cocção mais rápido — ou seja, você precisa utilizar menos gás, acabando gastando menos.


4. Uso consciente de aquecedores e chuveiros


O banho quente é gostoso, principalmente no inverno. Porém, evite ficar muito tempo debaixo do chuveiro. Isso é prejudicial não apenas para a sua conta de gás, mas também para a sua pele! 


O mesmo cuidado vale para o excesso de aquecedor. Use de forma moderada e evite deixá-lo ligado a noite inteira.


Agora que já sabe como gastar menos e evitar conta de gás muito alta, saiba se vale mais a pena ter conta individual ou coletiva no condomínio!