Conta de Gás Muito Alta no Condomínio — Dicas Para Gastar Menos no Fim do Mês
As variações no preço do petróleo têm gerado efeitos, também, para o abastecimento do GLP nas residências dos brasileiros. Então, se você percebeu que está recebendo conta de gás muito alta, é importante saber como gastar menos no fim do mês para não pesar em seu orçamento.
Veja só o que fazer para economizar no consumo!
Saiba como economizar e evitar a conta de gás muito alta
Com a chegada de meses mais frios, como outono e inverno, é normal que o consumo do combustível aumente em condomínios, já que ele é a principal fonte de energia para equipamentos de aquecimento.
Porém, se você acha que tem a conta de gás muito alta, é importante reavaliar alguns hábitos diários para entender de que maneira é possível reduzir esse preço. Veja só as dicas a seguir:
1. Verifique a qualidade dos equipamentos a gás
Antes de tudo, veja se os equipamentos que você tem em casa estão funcionando corretamente ou bem instalados. O fogão e o aquecedor a gás para apartamentos podem acabar com um sistema deteriorado com o tempo de uso.
Verifique, por exemplo, se a vedação do forno está ocorrendo da forma esperada, ou se ela permite que o gás escape enquanto você está assando alguma coisa. Também veja se os aparelhos estão bem conectados ao encanamento.
Caso eles já estejam relativamente velhos, considere trocá-los para evitar uma conta de gás muito alta.
2. Faça vistoria para identificar vazamentos
Caso o salto de preço tenha sido repentino, também existe a possibilidade de ocorrer o vazamento de gás. Isso, além de trazer prejuízos para o seu bolso, também é extremamente perigoso, pois pode causar acidentes graves.
Se suspeitar que esse é o problema, chame um profissional especializado para fazer a avaliação dos níveis de gás.
3. Tenha maior organização para cozinhar
O ajuste de algumas práticas na hora de cozinhar também ajudam a melhorar o consumo de gás, sabia? Por exemplo, aproveite o forno ligado para assar mais de um alimento.
Outras dicas são colocar leguminosas de molho um dia antes e fazer cortes menores de carnes e vegetais. Isso contribui para tornar o tempo de cocção mais rápido — ou seja, você precisa utilizar menos gás, acabando gastando menos.
4. Uso consciente de aquecedores e chuveiros
O banho quente é gostoso, principalmente no inverno. Porém, evite ficar muito tempo debaixo do chuveiro. Isso é prejudicial não apenas para a sua conta de gás, mas também para a sua pele!
O mesmo cuidado vale para o excesso de aquecedor. Use de forma moderada e evite deixá-lo ligado a noite inteira.
Agora que já sabe como gastar menos e evitar conta de gás muito alta, saiba se vale mais a pena ter conta individual ou coletiva no condomínio!
