Voltar à visão geral do blog

Condomínio 07/06/2021

Chuveiro Econômico — 3 Dicas Para Otimizar o Consumo de Gás no Inverno para Seu Condomínio

chuveiro economico

A temperatura ambiente caiu, e cidades onde o inverno é mais rigoroso começam a sentir os impactos da estação na conta de gás — em especial as pessoas que possuem aquecedores movidos a combustível em casa. Mas, você sabia que é possível ter um chuveiro econômico e otimizar o consumo, mesmo nessa época do ano?


A Supergasbras selecionou algumas dicas para que você pare de gastar tanto durante os meses de frio. Veja só quais são elas!


Por que economizar o consumo de gás em condomínios?


Se você notou que a conta de gás veio muito alta no condomínio, vale a pena conhecer boas práticas de economia do combustível. Em primeiro lugar, você deve fazer o cálculo de consumo e comparar com meses anteriores para saber se houve alguma alteração de tarifas, ou se realmente há um uso maior por parte dos moradores.


Isso é importante, principalmente, em casos em que não há conta de gás individual, pois o aumento pode prejudicar quem usa pouco e causar desarmonia entre os moradores.


Dicas para ter um chuveiro econômico no inverno


O chuveiro a gás é mais econômico que o elétrico, pois não sofre com aumentos relacionados aos picos de energia ou bandeiras mais altas das empresas de fornecimento. Porém, com a chegada do inverno é inevitável que você não perceba que o consumo cresce um pouco mais.


Então, veja só as boas práticas que vão te ajudar a ter um chuveiro econômico!


1. Tempo no banho


Pode ser difícil resistir a ficar mais tempo aproveitando a água quente, mas o ideal é não passar de 15 minutos debaixo do chuveiro. 


Isso é importante não apenas para o consumo, mas também para a sua pele, uma vez que a alta temperatura pode deixá-la ressecada.


2. Temperatura ideal


O equipamento que fornece o aquecimento a gás para o chuveiro possui níveis de regulagem de temperatura. 


Para ter um chuveiro econômico, evite colocar na potência máxima, pois você estará esquentando mais do que precisa, uma vez que será necessário abrir mais o chuveiro ou misturar com água fria para deixar o banho mais confortável.


3. Limpeza e manutenção


No interior do aparelho, com o passar do tempo, é possível que se acumulem restos de sujeira, que podem atrapalhar na sua potência e funcionamento. 


Além disso, faça manutenção preventiva para evitar o surgimento de problemas — como é o caso da alteração da chama, que faz com que a queima seja maior.


Gostou das dicas para ter um chuveiro econômico no inverno? Então veja como a Supergasbras te ajuda a viabilizar aquecedores a gás no condomínio
!