Voltar à visão geral do blog

Condomínio 01/02/2021

Vistoria de Bombeiro — Como Adequar a Instalação de Gás no Condomínio

Toda edificação precisa passar por uma vistoria de bombeiro para garantir que o espaço é um local seguro para o trânsito de pessoas, evitando, assim, possíveis acidentes com a instalação de gás. Essa regra vale, inclusive, para condomínios residenciais.


Portanto, é preciso estar atento às normas técnicas aplicáveis do Corpo de Bombeiros e garantir a segurança dos moradores. Confira os pontos mais importantes que a Supergasbras selecionou para ajudar na inspeção do prédio!


A vistoria de bombeiro é obrigatória em condomínios?


Sim. Em diversas regiões do Brasil é preciso garantir uma documentação obtida a partir da vistoria de bombeiro para certificar de que aquele local está apto e se há segurança no condomínio. O nome desse certificado pode variar de acordo com o estado, mas, em geral, utiliza-se o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).


Essa inspeção deve verificar:


  • risco de incêndio;

  • checando saídas de emergência;

  • extintores; 

  • treinamento para moradores e responsáveis;

  • materiais utilizados na construção e na fiação elétrica;

  • instalações de gás.


Como fazer a instalação de gás de acordo com as recomendações do Corpo de Bombeiros?


Mesmo que o seu condomínio já possua um certificado, é recomendado solicitar um check-up anual durante a manutenção predial


Os pontos que serão analisados pelo Corpo de Bombeiros são:


Tubulação


O primeiro passo é superficial, apenas para verificar como está a situação do encanamento e da tubulação. O profissional irá avaliar se é preciso fazer algum tipo de reparo ou troca de material.


Central de gás


Ao analisar a central de gás GLP, é observado a disposição dos elementos da central de gás, como distanciamento dos botijões, ralos que possam facilitar o escape em caso de vazamento, proximidade à fiação elétrica, extintores de incêndio, entre outros pontos.


Depois é feita a detecção de vazamento por meio de aparelhos específicos que são capazes de identificar a incidência de presença de glp no ar.


Por fim, também é verificada a sinalização do local. É preciso contar com placas que indiquem que é proibido fumar e que há material inflamável naquele recinto, bem com o telefone para contactar a empresa em caso de necessidade de assistência técnica.


Gostou de saber como funciona a vistoria de bombeiro? Continue lendo o blog da Supergasbras
para saber mais sobre instalações de gás e segurança em condomínios!